O abono salarial
PIS-Pasep 2019-2020, ano-base 2018, começará a ser pago a partir de 25 de
julho, de acordo com o calendário publicado nesta quarta-feira (10) no Diário
Oficial da União.
O calendário de
recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da
iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos. O
PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica
Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.
Quem nasceu nos meses
de julho a dezembro ou tem número final de inscrição entre 0 e 4 receberá o
benefício ainda no ano de 2019. Já os nascidos entre janeiro e junho e com
número de inscrição entre 5 e 9 receberão no primeiro trimestre de 2020. Em
qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho
de 2020, prazo final para o recebimento.
O valor do abono pode
chegar a 1 salário mínimo (R$ 998) e é associado ao número de meses trabalhados
no exercício anterior. Portanto, quem trabalhou um mês no ano-base 2018
receberá 1/12 do salário mínimo. Quem trabalhou 2 meses receberá 2/12 e assim
por diante. Só receberá o valor total quem trabalhou o ano-base 2018 completo.
Tem direito ao abono
salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira
assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2018. É
preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os
dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais
(Rais) ano-base 2017.
Calendário de pagamento do PIS
Calendário de pagamento do Pasep
Mais de 2 milhões não
sacaram o benefício do ano-base 2017
Segundo balanço
divulgado pelo governo federal na semana passada, o abono salarial PIS-Pasep
2018-2019, ano-base 2017, pagou um total de R$ 17,3 bilhões entre julho do ano
passado e junho deste ano para 22,5 milhões de trabalhadores.
Mais de 2 milhões de
pessoas, entretanto, não sacaram o abono, o que representa cerca de 8% do total
de trabalhadores com direito ao benefício. Com isso mais de R$ 1,3 bilhão
retornarão ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), fonte usada para pagamento
de benefícios como o abono e o Seguro-Desemprego.
Segundo informou o
Ministério da Economia, o trabalhador que perdeu o prazo para sacar o benefício
"deverá buscar orientações em uma das unidades de atendimento da Secretaria
de Trabalho ou entrar em contato com Central de Atendimento 158 para se
informar acerca das medidas que deverá tomar".
Para saber se tem
direito e como sacar
Para sacar o abono do
PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se
dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se
não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da
Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.
Informações sobre o
PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O
trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em
Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em
mãos.
Veja como localizar o
número do PIS na internet
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.
Com informações do G1.
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