Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2024 às 17:16

Diocese de Jales promoveu Lançamento Público da Campanha da Fraternidade 2024

Para o ano de 2024 o tema proposto é Fraternidade e Amizade Social, com o lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), inspirados pela Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco.

thumbnail

A Diocese de Jales promoveu na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro de 2024, o Lançamento Público Diocesano da Campanha da Fraternidade 2024 (CF). O evento foi realizado no Centro Pastoral da Paróquia São João Batista, de Santa Fé do Sul, e contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Reginaldo Andrietta, e ampla participação de padres, diácono, religiosas e religiosos, seminaristas, leigos e autoridades municipais.

A cada ano, durante a quaresma, a CF renova o convite para que todos os fiéis possam realizar ações concretas que testemunhem um profundo arrependimento, que seja uma verdadeira caminhada de conversão, nas dimensões pessoal, comunitária, eclesial e social. Reconhecida como uma ação evangelizadora da Igreja no Brasil, a CF completa 60 anos, desde suas origens é uma expressão da Pastoral de Conjunto. Ao longo de todas as ações desenvolvidas pela campanha, têm a capacidade de reunir pastorais, organismos, comunidades, paróquias e dioceses em torno de uma temática.

Para o ano de 2024 o tema proposto é Fraternidade e Amizade Social, com o lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), inspirados pela Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco. Conforme a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a CF apresenta três perspectivas: primeiro, incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; segundo, impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família e, terceiro, a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.

O Lançamento Público promovido pela diocese é uma expressão de compromisso assumido com a temática ao longo de todo o ano. A cerimônia contou com a participação da integrante da Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade, Irmã Maria Aparecida, o Assessor da Campanha da Fraternidade, Padre Mário Roberto Faria, o Pároco da Paróquia São João Batista, de Santa Fé do Sul, Padre Rodolfo Cabrini, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Eduardo Alves de Lima, o prefeito de Santa Fé do Sul, Evandro Mura e o Bispo Diocesano de Jales, Dom Reginaldo Andrietta.

Para Dom Reginaldo Andrietta o tema e lema deste ano sintetizam belamente o que a CF representa ao longo de seus 60 anos para a Igreja no Brasil, “todos os anos a Campanha visa uma conversão autêntica, a partir de uma temática social, que demanda vivência da caridade como testemunho da fé em Cristo, o seu exemplo de amor deve permear nossas relações interpessoais, familiares e comunitárias”, ressaltou o bispo de Jales.

Como gesto concreto e legado para a CF, Dom Reginaldo propôs que entre as ações sejam articulados meios de desenvolvimento e apoio aos conselhos de direitos dos municípios.  Que sejam mais ativos e que trabalhem conjuntamente, que todos os segmentos da sociedade sejam responsabilizados.

“Devemos nos dar as mãos em nossas necessidades como testemunho de amor que Jesus propõe a seus discípulos. A temática da amizade social é significativa para a nossa espiritualidade quaresmal, aprofundemos bem essa temática, com espírito de conversão. Jesus nos ensina que somos irmãos e irmãs, com luzes para agirmos em comunhão visando transformar a realidade de desamor em nossa sociedade. Busquemos unificar ações em defesa da vida, em prol do bem e da casa comum, trilhando um caminho sinodal”, concluiu Dom Reginaldo.


Com informações da Assessoria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.