Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2023 às 09:00

Diocese de Jales promove Lançamento Público da Campanha da Fraternidade 2023

A Diocese de Jales promoveu na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, o Lançamento Público da Campanha da Fraternidade 2023.

thumbnail

O evento foi realizado no Centro Pastoral da Catedral em Jales, com a participação de padres, seminaristas, representantes das Paróquias, Quase-Paróquias, Comunidades, autoridades civis e agentes sociais.

A Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma, com oração, jejum e caridade, motivados por um tema específico, que apresenta ações e reflexões. Este ano, com o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), somos convocados a considerar a fome como referência para a nossa reflexão e nosso propósito de conversão.

Lançada em 1964, a Campanha da Fraternidade trata do tema fome pela terceira vez, sendo uma das razões o fato de o Brasil ter reingressado no Mapa da Fome da ONU. O lançamento diocesano ocorreu em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que abriu oficialmente, na manhã desta quarta-feira, a Campanha da Fraternidade 2023.

A partir do tema, a Campanha da Fraternidade deste ano busca chamar a atenção para a realidade de mais de 33 milhões de pessoas que estão em situação de fome no país, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Participaram da cerimônia diocesana o bispo da diocese de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, o assessor diocesano da Campanha da Fraternidade, Pe. Mário Roberto Faria, o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Eduardo Lima e o Administrador da Catedral, Pe. Junior Lucato.

A assistente social, Rosana Cardoso, apresentou um panorama desta edição da campanha, motivados pela caminhada da Igreja, o cenário da fome e a insegurança alimentar no país e em municípios que compõem a diocese.  Foram apresentadas propostas de ações que podem ser adotadas como gestos concretos ao longo do período da quaresma.

O bispo da diocese de Jales, Dom Reginaldo Andrietta enfatizou que, “temos realidades de fome e a Igreja no Brasil reconhecendo que a questão alimentar do ponto de vista da carência e da qualidade nutricional é importante, sempre tem tratado essa temática, o propósito desta campanha é urgente, para garantir que os seres humanos vivam com dignidade”.

“Que esta campanha nos sensibilize e nos inspire iniciativas e ações sobre tudo comunitárias para superar aquilo que está gerando fome em nossa sociedade, não basta darmos assistência a quem passa fome, é necessário resolver os problemas pelas causas, que são estruturais e econômicas”, concluiu.

A Comissão de Subsídios da diocese preparou um livreto para os grupos de famílias e quarteirões, com quatro encontros, celebração e a via-sacra, para poderem refletir, orar e dedicar ações comuns guiados pelo tema da campanha.

Com informações da Assessoria de Comnicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Alunos da E.M. Prof. Alberto Gandur participaram de palestra sobre bullying e cyberbullying

thumbnail

O evento, que faz parte do projeto escolar "Bullying não é brincadeira", teve como objetivo conscientizar as crianças sobre os impactos negativos dessas práticas tanto para as vítimas quanto para os agressores.

Jales inicia Junho Violeta com ações de conscientização e combate à violência contra idosos

thumbnail

Em 2011, a ONU estabeleceu o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em 15 de junho.