Quarta-Feira, 11 de Março de 2020 às 20:05

Diocese anuncia que irá recriar Paróquia Santo Expedito em Jales

A Paróquia Santo Expedito em Jales já existiu tendo sido sua primeira paróquia, criada no dia 27 de dezembro de 1952, por Dom Lafayette Libânio, Bispo da Diocese de São José de Rio Preto.

thumbnail

O anúncio foi realizado pelo Bispo Diocesano de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, nesta quarta-feira, 11 de março. Leia a íntegra da carta divulgada:

Estimados irmãos, estimadas irmãs. Comunico-lhes com imensa alegria, a decisão de nossa Diocese recriar a Paróquia Santo Expedito, em Jales, a qual já existiu nesse município, tendo sido sua primeira paróquia, criada no dia 27 de dezembro de 1952, por Dom Lafayette Libânio, Bispo da Diocese de São José de Rio Preto, à qual Jales pertencia como território da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Fernandópolis.

Com a criação da Diocese de Jales, no dia 12 de dezembro de 1959, e sua instalação, no dia 15 de agosto de 1960, criou-se a Catedral Nossa Senhora da Assunção, onde a Paróquia Santo Expedito tinha, também, sua sede. Portanto, a Paróquia Santo Expedito, de Jales, deixou de existir, de fato. No entanto, ela foi oficialmente suprimida somente no dia 26 de junho de 1987, por um decreto de Dom Luiz Demétrio Valentini.

Desde a criação da Diocese de Jales, Nossa Senhora da Assunção é sua padroeira. No entanto, Santo Expedito continuou sendo padroeiro do município de Jales. Com a expansão da área urbana de Jales em direção à sua região norte, do outro lado da Rodovia Euclides da Cunha, a Diocese criou ali uma Região Pastoral, anexa à Paróquia da Catedral, destinada a ser uma nova paróquia. As comunidades ali existentes desenvolveram-se.

O trabalho pastoral conduzido por diversos padres, ao longo de muitos anos, deu bons frutos. As comunidades se articularam pastoralmente e criaram estruturas comuns de coordenação e administração. Nos últimos dois anos, avaliações feitas pelos padres do município e pelo Conselho Diocesano de Presbíteros, com lideranças dessa Região Pastoral, culminaram na conclusão de se criar ali uma nova paróquia.

A Igreja da Comunidade Santo Expedito, situada na Avenida Nações Unidas, nº 3964, Jardim Santo Expedito, será sede dessa nova paróquia, constituída, também, pelas Comunidades Nossa Senhora Aparecida, do Jardim Arapuã, Nossa Senhora da Ressurreição, da Cohab JACB, Nossa Senhora de Fátima, do Jardim Pedro Nogueira, e Comunidade Nossa Senhora Aparecida, dos Córregos do Jataí, do Matãozinho e da Barra Bonita.

A reinstalação da Paróquia Santo Expedito, na solene eucaristia que será celebrada no próximo dia 19 de abril, domingo, às 16h, dia de Santo Expedito, é um belo legado do Ano Jubilar Diocesano. Agradeçamos a Deus por essa graça e supliquemos-lhe que a Diocese de Jales, especialmente com essa nova paróquia, continue, sob a intercessão de Nossa Senhora da Assunção e Santo Expedito, “crescendo em direção a Cristo” (cf. Ef 4,15).

Fraternalmente, Dom Reginaldo Andrietta - Bispo Diocesano de Jales.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h