Sexta-Feira, 11 de Maio de 2018 às 16:36

“Dia D” da Vacinação contra a Gripe ocorre neste sábado, 12

O “Dia D” de vacinação contra a gripe está marcado para o próximo sábado, dia 12. Neste dia, as unidades de saúde que possuem sala de vacinação irão funcionar das 08h às 16h30 para atender a população que forma o público alvo.

thumbnail

Idosos a partir dos 60 anos, gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, mulheres que deram a luz há até 45 dias, trabalhadores da área da saúde, professores das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medida socioeducativa e indígenas deverão comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de casapara receber a dose da vacina. A escolha desses grupos se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos.

Este ano, o imunobiológico disponibilizado para população é trivalente, que protege contra os subtipos da gripe H1N1, H3N2 e o influenzaB. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município de Jales, Renata Forte Rachieli,a vacina tem validade de um ano.  “Para se manterem protegidas, as pessoas  tem que tomar a vacina anualmente”, frisou.

 

Conforme informado pela Secretaria de Saúde, em Jales, 12.887 pessoas fazem parte do grupo prioritário de cobertura vacinal e a meta é imunizar pelo menos 90% dessa população até o fim da campanha, que será encerrada no dia 01 de junho.

 

É importante ressaltar que outras vacinas que fazem parte do calendário de vacinação também serão disponibilizadas para atualização da caderneta, a exemplo da vacina contra a febre amarela.  No dia é preciso levar documento de identificação e Carteira de Vacinação, Cartão SUS, RG e CPF, para atualização de cadastro.

 

Quem não tem a carteira da vacinação, deve procurar uma sala onde foi vacinado em algum momento na vida e solicitar as cópias dos registros que foram arquivados, uma espécie de histórico.Todos devem ficar atentos com os devidos calendários de vacinação, pois mudanças ocorrem anualmente.

 

As unidades com salas de vacina e que atenderão no sábado são as ESFsJoaquim Rezende (Municpal), ShigueiroKityana (Roque Viola), SetueSuetugo (São Jorge), Luís Ernesto Sandi Mori (JACB), Francisco Xavier Rego (Paraíso), Zilda Arns (Novo Mundo), José Cícero Fontes Xavier (Rural) e o Núcleo Central de Saúde.

 

Gripe


A gripe é causada pelo vírus influenza e os principais sintomas são febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A transmissão se dá de pessoa para pessoa, através do contato com secreções das vias respiratórias por meio de conversas, tosses ou espirros provenientes de pessoas contaminadas.

 

Ações simples como lavar as mãos com frequência, cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, usar lenços descartáveis para a higiene nasal, manter o ambiente ventilado, evitar locais fechados e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos favorece a não proliferação do vírus da gripe.

Fonte: Secretaria de Comunicação 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br



imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição