Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2021 às 18:17

Dengue: Secretaria de Saúde intensifica vistorias em imóveis e terrenos e orienta para o Dia de Finados

Os agentes de combate às endemias continuam realizando vistorias em imóveis e terrenos baldios de Jales com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya

thumbnail

A equipe municipal de combate às endemias está intensificando as vistorias nos imóveis e terrenos baldios de Jales com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunyae orientar os moradores sobre as medidas preventivas.

De acordo com a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, apesar de ter diminuído a transmissão da covid-19 no município, a equipe de agentes continua vistoriando apenas o quintal dos imóveis e não vistoriando residências onde só moram idosos para atender a equipe, “isso porque o Ministério da Saúde ainda não enviou nova nota técnica que libere a vistoria intradomicílio, ou seja, dentro do imóvel, onde normalmente vistoriávamos banheiro sem uso diário, sala e cozinha”.

Segundo a coordenadora, no mês de setembro foi realizada uma Avaliação de Densidade Larvária, uma atividade efetuada por amostragem, para calcular o índice larvário do mosquito Aedes aegypti no município. Foram vistoriados 1.721 imóveis e não foi encontrada nenhuma amostra do inseto. “Encontramos apenas amostras de pernilongo comum durante essa avaliação”, ressaltou Vanessa.

No entanto, a Secretaria de Saúde alerta que, com o início das chuvas, esse quadro pode mudar, “Por esse motivo a equipe de combate às endemias já iniciou uma nova avaliação. Essa atividade permite que identifiquemos as áreas em que há maior risco de transmissão da doença e direcionar atividades de intensificação para esses locais”, revelou a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza.

Outro ponto importante a ser ressaltado é a questão do Dia de Finados, celebrado no próximo dia 2 de novembro. “A população deve estar atenta, os vasos de plantas levados aos túmulos devem ser preenchidos com areia até a borda, devem ser furados, para que o excesso de água possa escorrer, e os arranjos não devem ter plástico. Pedimos para que as pessoas fiquem atentas aos vasos que já são fixos aos túmulos, já que eles também precisam ser furados e conterem areia”, disse Vanessa, que emendou: “orientamos sobre esses cuidados, pois, em período de chuvas os vasos de plantas dos cemitérios acumulam água e tornam-se criadouros, prejudicando os moradores dos bairros vizinhos”, finalizou.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h