Sexta-Feira, 11 de Maio de 2018 às 16:40

Defesa Civil de Jales alerta sobre riscos de incêndios durante estiagem

O município de Jales tem registrado um número considerável de incêndios em terrenos e propriedades rurais.

thumbnail

As maiorias destas ocorrências estão sendo promovidas por consequência de ações humanas, potencializadas com os descuidos rotineiros, como pontas de cigarros atiradas em locais inadequadas, à beira das estradas, fogueiras mal apagadas, ou mesmo incêndios criminosos provocados intencionalmente, tornam este tipo de fato cada vez mais comum.

 

Com o longo período de seca, os problemas respiratórios como gripes e alergias aumentam, e para evitar essas doenças, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Jales pede à população atenção, sobretudo com crianças, idosos.  Uma das grandes preocupações dos responsáveis é com o aumento de registro dos casos de incêndios em terrenos, matas e quintais, que também são causas de danos à saúde e ao meio ambiente.

 

“Não queremos que isso seja uma constante para a cidade de Jales. Para novas perspectivas é necessário que existam novas posturas com uma conduta adequada dos jalesenses. É necessário que a população se conscientize dos perigos que podem ser provocados por suas atitudes, pois estamos em tempo de estiagem, o vento é um efeito propagador do fogo, levando as faíscas de matas secas, pastagens e as residências. Com atitudes erradas, a vida de muitas pessoas é colocada em risco, gerando sérios danos e prejuízos para os proprietários, além da severa agressão causada contra a fauna e ao meio ambiente”, alertou o coordenador municipal de Defesa Civil, Paulo Correa.

 

Vale ressaltar que o artigo 250 do Código Penal diz que causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem resulta em reclusão de três a seis anos e multa.A Defesa Civil alerta a população para que não jogue latas de alumínio e vidro em meio ao mato, devido ao fato de que esses materiais aquecem com a luz do sol e acabam iniciando a combustão do mato seco. Outro pedido é para que a população não jogue bitucas de cigarro na mata, e nem realizem a limpeza de terrenos com fogo. Com esse tipo de limpeza, muitas vezes o fogo foge do controle e acaba passando para outros terrenos, ocasionando grandes incêndios.


O cidadão deve ficar atento e cooperar com responsabilidade, em caso de incêndio ligar para 193 (Corpo de Bombeiro) ou 199 (Defesa Civil). 


Fonte: Secretária de Comunicação 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição