Sábado, 19 de Agosto de 2023 às 09:12

“Cristo nos alimenta para a vida plena” será o tema da 39ª Romaria Diocesana de Jales neste domingo

A tradicional caminhada e a celebração eucarística na Praça da Catedral devem reunir mais uma vez milhares de fiéis, destacando a magnitude cultural e a importância deste momento de fé e devoção para a vida da Igreja Diocesana.

thumbnail

A Diocese de Jales promove neste domingo, 20 de agosto de 2023, a 39ª Romaria Diocesana celebrando as festividades da padroeira Nossa Senhora da Assunção e a comemoração dos 63 anos de instalação da Diocese. 

“Cristo nos alimenta para a vida plena”. Esse tema da 39ª Romaria Diocesana de Jales condiz com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano sobre a fome, cujo lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) nos responsabiliza a agir, coletivamente, para eliminar as causas desse flagelo e por condições dignas de vida.

 A insegurança alimentar e nutricional que afeta mais da metade da população brasileira é muito grave, pela fome de mais de 30 milhões de pessoas; pela alimentação contaminada, sobretudo por agrotóxicos extremamente nocivos à saúde; e pela degradação ambiental: a extensa devastação, a desastrosa mineração e a catastrófica poluição do solo, dos cursos d’água e do ar.

 Desde o seu início a Romaria Diocesana teve como finalidade celebrar a história da Diocese de Jales e o dinamismo eclesial e a unidade da nossa Igreja Particular, à Luz da Palavra de Deus, que se concretiza por meio das suas ações pastorais, catequéticas, missionárias e sociais, formando cristãos atuantes na saúde, na educação, na política e na economia, almejando qualidade de vida para todos e a vivência dos valores do Reino de Deus.

 A Igreja de Santo Expedito na Avenida Nações Unidas será o ponto de encontro dos participantes da 39ª Romaria Diocesana no domingo, no local será realizada a celebração inicial às 14h. Na sequência os romeiros seguem por ruas e avenidas de Jales até a Praça da Catedral para a Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano e concelebrada por padres da diocese.

 Para mais de 150 peregrinos, a Romaria vai começar na sexta-feira, 18 de agosto, na Capela Nossa Senhora da Assunção, no bairro do Clone, em Rubinéia, com a 6ª Caminhada da Fé. O grupo com participantes de vários municípios vai percorrer até domingo um percurso que deve passar por cidades e capelas rurais, evidenciando ainda mais a devoção popular.

O Bispo da Diocese de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, ressaltou que “toda a Diocese, representada por peregrinos e romeiros dos 45 municípios e mais de 200 comunidades, se encontram em Jales e fazem todos sua caminhada em direção à Catedral Nossa Senhora da Assunção, sejam todos bem-vindos, vamos celebrar a nossa comunhão em Cristo Jesus que nos alimenta para a vida plena”, concluiu. 

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.