Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019 às 20:01

Cremesp abre sindicância para investigar 25 médicos suspeitos de envolvimento com fraudes no Fies

Segundo o órgão, investigações reúnem indícios de irregularidades envolvendo a Universidade Brasil, no campus de Fernandópolis. Operação da PF prendeu mais de 20 suspeitos, entre eles o reitor da universidade.

thumbnail

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) abriu sindicância para investigar a possível participação de 25 médicos no suposto esquema de venda de vagas e fraudes no Fies, Prouni e Revalida para estudantes de medicina ingressarem na Universidade Brasil, alvo da Operação Vagotomia, deflagrada pela Polícia Federal no dia 3 de agosto.

Segundo o Cremesp, investigações foram abertas ainda em novembro de 2018 e reúnem diversos indícios de irregularidades envolvendo a Universidade Brasil, campus de Fernandópolis.

Outras unidades da rede de ensino, em oito municípios paulistas, também foram alvo destas mesmas investigações. Todo o material inédito reunido pelo Conselho também foi encaminhado, na sexta-feira (13), à Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo.

De acordo com a PF, 22 pessoas foram presas durante a ação. Dessas, 10 ganharam liberdade na sexta-feira (13).

Contudo, outros 13 suspeitos permanecem à disposição da Justiça. Entre eles, a médica, Andréia Santos Souza Soares, de 43 anos, que foi presa no mesmo dia em que a Justiça determinou a soltura dos outros investigados, e o reitor da universidade, o engenheiro José Fernando Pinto Costa, de 63 anos.

Mesmo em liberdade, os suspeitos continuam sob investigação e terão que cumprir uma série de medidas cautelares determinadas pela Justiça Federal.

Ainda de acordo com o Cremesp, a sindicância apurará de que forma os médicos prestavam serviços nas unidades ligadas à Universidade Brasil e como os profissionais orientavam os alunos do curso de medicina.

Os nomes dos médicos não foram divulgados pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, já que a sindicância instaurada correrá de forma sigilosa.

A defesa dos donos da Universidade Brasil afirma que não existem elementos que comprovem o conhecimento dos fatos por eles e que está à disposição das autoridades. Sobre a sindicância do Cremesp, a instituição afirma que ainda não foi notificada, mas que vai responder a todos os questionamentos.

Com informações de G1.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.