Quinta-Feira, 21 de Junho de 2018 às 18:13

Coopersol recebe visitas de Procurador Federal e Bispo da Diocese de Jales

Por meio da visita ocorreu um importante momento de apresentação das ações da Coopersol

thumbnail

A Coopersol, Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos de Jales, por meio de sua presidente, Maria do Socorro e demais trabalhadores receberam na tarde desta quarta-feira, dia 20 de junho, as visitas do Procurador Federal em Jales, Dr. José Rubens Plates e do Bispo da Diocese de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, que puderam conhecer de perto os trabalhos de coletas, separação e armazenamento do lixo reciclável, bem como o formato de coleta e recebimento destes materiais produzidos e descartados pela população em geral. Participou da visita também a representante da Pastoral da Cidadania, Elza Maria de Andrade. 

De pronto, foram colocados ao conhecimento tanto do procurador, como do Bispo Diocesano, as dificuldades enfrentados pelos cooperados, como por exemplo, a falta de espaço para a separação do lixo reciclável, maquinário quebrado e custo com a manutenção dos caminhões, sendo que a prefeitura arca apenas com aluguel do prédio, combustível e motoristas.

A presidente Maria do Socorro, durante a apresentação do plano de trabalho da Cooperativa, disse também da necessidade de uma área maior e coberta para não comprometer os recicláveis em especial o papelão, bem como da correta separação do lixo pela população que muitas vezes misturam o reciclável com o lixo orgânico, acarretando perda da produtividade e queda na qualidade do produto na hora da venda.

Outro fator discutido pelos cooperados no encontro com o procurador Dr. José Rubens Plates e Bispo Dom Reginaldo está na documentação da Cooperativa, que se encontra irregular, inclusive podendo gerar o encerramento da conta bancária para movimentação financeira, pois ainda constam nomes de diretores que já não fazem parte da Coopersol.

Após ouvir todas as dificuldades dos trabalhadores, o procurador Dr. José Rubens Plates, recomendou a presidente formar uma comissão junto aos cooperados e irem em busca dos direitos e das melhorias, junto aos órgão competentes em especial das esferas estaduais e da municipalidade, com o objetivo de regularizarem a situação da cooperativa, tanto para as condições de trabalho, expansão do produto comercializado e principalmente da questão documental, para que a entidade possa se credenciar juntos ao poder público, seja do estado ou da união.

Já o Bispo da Diocese, Dom Reginaldo Andrietta, colocou a disposição da Coopersol, as pastorais diocesana, em especial a da Cidadania, para melhor promover a conscientização do trabalho que é realizado conclamando a participação da população em geral, na separação do lixo, oferecendo também os meios de comunicação da Diocese para fomentar ainda mais a economia solidária da cooperativa. 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.