Terça-Feira, 10 de Julho de 2018 às 21:00

Conselho de Pastoral Ampliado da Diocese de Jales esteve reunido neste final de semana

Ao longo do último domingo, 08 de julho, leigos representantes de suas Paróquias, Quase-Paróquias, Movimentos, Pastorais e Organismos da Diocese de Jales, além de padres participaram da Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado.

thumbnail

Os diversos assuntos que permearam a pauta refletem diretamente nas ações e na vida da Diocese, as colocações partiram de reflexões anteriores, feitas em comissões próprias e reuniões do clero. A coordenação geral da reunião ficou a cargo do Bispo Diocesano, Dom Reginaldo Andrietta e do Padre Natalino Sérgio de Araújo, Coordenador Diocesano de Pastoral.

A reunião conteve entre seus objetivos uma discussão sobre os aspectos mais urgentes do Planejamento Diocesano de Pastoral e fez os encaminhamentos necessários, especialmente no que se refere ao: Projeto Missionário, Formação Bíblico-teológico, Pastoral de Adolescentes, Ministério de Coordenação, Ano Nacional do Laicato, Romaria Diocesana, Organização dos Setores e o Conselho Diocesano de Leigos.

Foram promovidas reflexões sobre o papel da Diocese e a decisão de iniciativas com relação às eleições 2018, potencializando a discussão da sociedade com critérios que possibilitem avanços na participação cidadã, desenvolvendo um projeto de vida participativo de democracia direta na gesta pública.

Os membros do Conselho ainda debateram sobre a continuidade do Processo de Planejamento Participativo e o papel dos membros do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado. Além dos aspectos financeiros e administrativos que necessitam da colaboração de toda a Diocese, encaminhamentos no que se refere ao Seminário Diocesano, Escola Vocacional, pastorais e movimentos.

Foram ressaltadas iniciativas positivas que estão resultando da Igreja, como a Rede de Ações Cidadã, existente já em Jales, com todas as organizações que trabalham socialmente em favor dos mais necessitados.

Ao longo da reunião foram apresentados os números obtidos por meio da aplicação do questionário social, proposto pela Diocese conjuntamente com o Ano Nacional do Laicato, segundo Dom Reginaldo Andrietta, o objetivo foi atingido parcialmente, quando enfatizou: “se trata de um diagnóstico participativo permanente, identificando quais são as dificuldades que os cristãos leigos e leigas encontram em sua participação na vida de Igreja, mas também sua atuação na vida em sociedade. Tivemos como objetivo pesquisar os católicos de comunidade e aqueles que não participam da vida de Igreja, buscando compreender por que não participam e identificar as dificuldades. O importante é saber que a Igreja acolhe a todos, e o questionário apontou que as pessoas estão em busca de acolhimento, e a partir das reflexões estamos identificando algumas realidades a serem trabalhadas”.  

Os preparativos para a Romaria Diocesana que está se aproximando também foram lembrados, este ano será apresentada uma grande novidade. “Depois de muitos anos se concentrando para Romaria nas proximidades da FACIP, neste ano o nosso ponto de partida será na Igreja Santo Expedito, com um sentido ainda mais especial, tendo o santo como padroeiro da cidade de Jales. Será um percurso mais curto, mas seremos acolhidos por uma comunidade, que está contente e trabalhando para que tudo ocorra de forma fraterna, poderemos contar com uma infraestrutura melhor”, finalizou o Bispo Diocesano.

Para 2018 a Romaria Diocesana terá o lema: “COM MARIA SOMOS SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO”, repercutindo o lema do Ano do Laicato, retirado do evangelho do Maeus.

Ao final da reunião e os devidos encaminhamentos proporcionados pela reflexão de todos os presentes, o Padre Natalino, destacou a importância da atualização do Planejamento das Paróquias, Quase-Paróquias, Movimentos, Pastorais e Organismos da Diocese de Jales, principalmente visando à trajetória á ser percorrida em 2019. Uma nova reunião do Conselho foi agendada para ocorrer no dia 02 de dezembro de 2018.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h