Sábado, 28 de Abril de 2018 às 16:53

Confirmando o protagonismo dos Jovens na Igreja, representantes da Diocese de Jales participaram da Romaria da Juventude em Aparecida

Foi um dia de muito aprendizado, e fortalecimento da fé.

thumbnail

A Juventude Diocesana de Jales, participou no dia 21 de abril da Romaria Nacional da Juventude, em Aparecida - SP, foram 56 peregrinos, entre eles Jovens e Assessores Adultos representantes das diversas comunidades da diocese. 

Durante a manhã os jovens participaram das tendas Movimentos e Novas Comunidades, PJs, e Congregações, com a catequese dos bispos Dom Vilsom Basso, Presidente da Comissão da CNBB para a Juventude, Dom Antônio Emídio Vilar, membro Da CEPJ e responsável por acompanhar os Movimentos e Novas Comunidades, e Dom Nelson Francelino, membro Da CEPJ e responsável por acompanhar as Pastorais Juvenis.

Os Jovens se encantaram com os projetos da Igreja no Brasil, também destacando o novo livro do Papa Francisco “Deus é Jovem” e a partilha sobre o Sínodo dos Bispos sobre a Juventude “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

“A juventude é a janela pela qual à igreja deve olhar, assim disse o Papa Francisco, e nessa romaria nacional da juventude, podemos notar o quanto a juventude é importante para a igreja e a igreja para a juventude. ” Afirmou o Jovem e Membro da Coordenação Diocesana da Juventude, Bruno Henrique

Com o tema “Maria, modelo de jovem leigo e leiga”, a Romaria foi marcada pelo protagonismo dos jovens do Brasil. Durante a tarde foi realizada uma catequese sobre o “Ano do Laicato” ministrada pelo professor Laudelino Augusto, Assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB no altar central do Santuário.

“A romaria e o tema voltado para o Ano do Laicato nos fez vivenciar momentos ricos de partilha com as diferentes comunidades, com os mais diversos jovens, cada qual com seu carisma, seu jeito de ser Igreja, suas realidades, seus sonhos, suas esperanças e suas alegrias, mas todos unidos num mesmo sentimento que é buscar na Mãe, bênçãos e proteção para sua caminhada de evangelização. ” Disse a Assessora Adulta, Rosinei Fonseca.

No final da tarde os jovens participaram da Santa Missa, presidida pelo Bispo Dom Vilsom, e concelebrada pelos Bispos e Padres que auxiliam na caminha da Juventude na igreja. O Padre Assessor Diocesano da Juventude da Diocese de Jales, Pe. José Antonio Soares, que acompanhou os jovens na viagem também concelebrou a Missa e vivenciou todos os momentos com a juventude.

A missa terminou com a entrada das bandeiras dos estados do Brasil, representando todas as missões em solo brasileiro, seguida da entrada da Imagem da Mãe Aparecida que, na sequência, saiu em procissão sendo carregada no andor pelos jovens que participaram da Romaria.

A procissão saiu da porta lateral direita e seguiu pela rampa de acesso ao estacionamento da entrada principal do Santuário Nacional, terminando em frente ao palco montado na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, onde a banda de Adriana Arydes já esperava para começar o show que fechou com chave de ouro o dia tão especial para a juventude.

Após a Romaria os jovens peregrinos, tem mostrado o interesse de ajudar mais e mais com a evangelização em nossa diocese, fortalecendo o trabalho que vem sendo realizado pela Coordenação Diocesana da Juventude.


Fonte: Assessoria de Imprensa 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.