Terça-Feira, 24 de Agosto de 2021 às 09:54

Conferência Municipal de Saúde debateu o tema “Prevenção, a melhor solução para o SUS”

O evento foi fundamental para continuar garantindo o bom funcionamento da gestão municipal, já que por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.

thumbnail

Profissionais da área da saúde se reuniram na sexta-feira, dia 20 de agosto, no Salão da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, do Jardim Arapuã, para debaterem o tema “Prevenção, a melhor solução para o SUS”, durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Prefeitura de Jales. O evento contou com a presença do prefeito Luis Henrique Moreira, da vice-prefeita MarynildaCavenaghi, do vereador Hilton Marques e foi presidido pela secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza e pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Célio Martini.

O evento foi fundamental para continuar garantindo o bom funcionamento da gestão municipal, já que por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.

Em função da pandemia da covid-19 exigir medidas de prevenção contra a doença, a Conferência aconteceu de forma restrita, por meio de inscrições prévias feitas pelos profissionais de saúde nas próprias unidades básicas. Os usuários foram representados pelos presidentes e vice-presidentes dos Conselhos Locais de Saúde.

Também participaram representantes da Santa Casa de Misericórdia de Jales, UPA 24H Jales, SAMU, Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Hospital de Amor, entre outros segmentos representados por seus gestores.

Além do tema central, os participantes foram divididos em grupos para discutirem em três diferentes eixos os temas Saúde como Direito; Consolidação do SUS – Controle Social e Financiamento do SUS.

O vereador Hilton Marques frisou que “através do diálogo só temos a ganhar, tanto os gestores, quanto a administração municipal e a população jalesense. Melhorar a saúde do município significa atender melhor e oferecer serviços com mais qualidade”.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Célio Martini, “o SUS é o sistema mais avançado do mundo. Nessa pandemia vimos o SUS acolher a todos, independente de idades, classe social e sexo. Todos tiveram e tem acesso ao Sistema Único de Saúde. Por isso é importante que nós debatamos sobre ideias que possam contribuir e melhor ainda mais o atendimento no SUS e hoje estamos aqui para isso”.

A secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza falou que a conferência é um instrumento que possibilita debater políticas públicas e lutar pelo fortalecimento do setor saúde. “Os avanços que obtivemos até hoje só foram possíveis graças aos servidores da área da saúde, sempre objetivando atender a população com qualidade e humanização.Nosso objetivo é buscar a participação da sociedade nas decisões da gestão pública, fortalecendo o vínculo, debatendo e dialogando sobre a saúde pública no município”.

O prefeito Luis Henrique elogiou o trabalho dos profissionais de saúde do município, da secretária Nilva que tem mostrado capacidade, profissionalismo e humanização e agradeceu a dedicação dispensada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Célio Martini que, segundo ele, vem fazendo um trabalho ímpar à frente do Conselho. O chefe do Poder Executivo jalesense ressaltou ainda que “os diálogos, as conversas e as tratativas são muito importantes para a comunidade, por isso agradeço a todos vocês que estão aqui hoje. Nosso debate será fundamental para nos nortear na tomada de decisões. Mandato participativo é isso, ouvir da população as sugestões, ideias e críticas que vão nos permitir melhorar, focar no futuro da saúde do município. Tenho certeza de que muitas coisas boas serão traçadas nessa Conferência para continuarmos promovendo saúde de qualidade e de respeito para todos”. Antes de finalizar, o prefeito agradeceu ao Padre Juliano Fortunato Godoy de Souza que cedeu o espaço do salão da Comunidade Nossa Senhora Aparecida para a realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde.


Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.