Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020 às 19:24

Começou em Jales a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo

No sábado, dia 15 de fevereiro, haverá o “Dia D”, para facilitar o acesso dos pais e responsáveis e intensificar a adesão à campanha.

thumbnail

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira, 10 fevereiro, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo, dentro do calendário definido pelo Ministério da Saúde. A primeira etapa da campanha é destinada a crianças e jovens de 5 a 19 anos, que ainda não foram imunizados contra a doença. 

Até o dia 13 de março, as doses da vacina estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16, nas seguintes unidades de saúde: E.S.F. Francisco Xavier Rego (Jardim Paraíso), E.S.F. SetuoSuetugo (Jardim São Jorge), E.S.F. Luiz Ernesto Sandi Mori (Jacb), E.S.F. ShigueroKitayama (Roque Viola), E.S.F. Getúlio de Carvalho (Jardim Arapuã), E.S.F. OzilJoaquim Rezende (Jardim Municipal), E.S.F. José Cícero Fontes Xavier (Rural), E.S.F. Zilda Arns Neumann (Novo Mundo) e Núcleo Central de Saúde. No sábado, dia 15 de fevereiro, haverá o “Dia D”, para facilitar o acesso dos pais e responsáveis e intensificar a adesão à campanha.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa. A transmissão ocorre por um vírus, de pessoa para pessoa, por meio de tosse e secreções. Os sintomas mais comuns são coriza, olhos irritados, tosse constante, mal-estar e manchas avermelhadas na pele e brancas na parte interna da bochecha.

Atualização da Caderneta de Vacinação

Nesse mesmo período também será disponibilizada nas unidades de saúde a vacina contra a febre amarela para toda a população que tiver indicação, na faixa etária entre 9 meses a 59 anos. Para saber se é necessário tomar a vacina, a população interessada deverá comparecer as unidades se saúde com a carteira de vacinação, documento de identidade e o cartão SUS.

Também serão atendidos por demanda espontânea, toda população a partir de 6 meses até 59 anos de idade para atualização da atualização da situação vacinal, entre elas:Vacina BCG, Pólio, Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite haemophilus influenza B), Pneumo10, Roatavírus, Meningite Meningocócica, Influenza, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Hepatite A, Varicela, HPV, Dupla Adulto (difteria e tétano).

O objetivo da campanha é prevenir contra a transmissão do sarampo, resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação. “É fundamental que toda a população alvo compareça as unidades de saúde levando a sua caderneta para que os profissionais de saúde possam avaliar o esquema de imunização”, informou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jales, Renata FortiRachieli.

Com informações da Secretaria de Comunicação

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Circuito Sesc de Artes 2024 será realizado em Jales no dia 26 de maio

thumbnail

A escolha das atrações partiu de premissas como a diversidade, pluralidade e a representatividade. A cultura popular também está muito presente. Outro aspecto importante é a valorização da produção local.

Depois de 18 anos, Prefeitura e Comissão resgatam a Copa Jales e grande final reuniu milhares de pessoas

thumbnail

O público também saiu ganhando ao participar do sorteio de brindes doados por comerciantes e empresas. Quase R$ 10 mil em brindes como televisão, bicicletas, eletrodomésticos, entre outros, foram doados.