Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2021 às 18:37

Combate às endemias alerta a população para cuidados com escorpiões

É importante lembrar que caso algum idoso ou criança sejam picados,a consequência pode ser fatal. Para evitar que isso aconteça, a intervenção mais eficaz para o controle dos escorpiões é o manejo ambiental.

thumbnail

A fim de reforçar a prevenção e combate aos escorpiões e ao inseto Barbeiro, causador da doença de chagas, a Prefeitura de Jales, por meio da equipe municipal de Combate às Endemias, faz um alerta para a população sobre alguns cuidados essenciais que cada cidadão pode tomar para evitar a perigosa propagação destes animais peçonhentos.

Segundo a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, o setor recebe reclamações sobre o aparecimento de escorpiões em residências e terrenos baldios e, na maioria das vezes, o morador espera que seja possível realizar um tratamento químico que irá solucionar o problema definitivamente, porém, infelizmente, essa não é a realidade. “Por isso vamos tentar esclarecer algumas dúvidas sobre os escorpiões e dar dicas para evitar acidentes”.

Vanessa informa que o escorpião consegue sentir a presença de inseticida, portanto, “se estivermos diante do escorpião e aplicarmos inseticida diretamente sobre o corpo do animal, a medidaserá eficaz, no entanto, se passarmos o inseticida no quintal ou em nossa casa, como fazemos por exemplo para eliminar baratas, o escorpião sentirá a presença do inseticida e ficará escondido. Vale ressaltar que os escorpiões podem ficar longo período sem se alimentar e sem sair do local, por isso, que o controle com inseticida não é eficaz”.

É importante lembrar que caso algum idoso ou criança sejam picados,a consequência pode ser fatal. Para evitar que isso aconteça, a intervenção mais eficaz para o controle dos escorpiões é o manejo ambiental, ou seja, identificar e eliminar os locais de esconderijo do animal. Este manejo é realizado através da limpeza, fechamento de frestas, descarte de objetos e materiais que possam servir de abrigo. Os principais alimentos dos escorpiões são baratas, grilos, aranhas, cupins e outros insetos, por isso, reforçar a limpeza do quintal e de casa é essencial.

A coordenadora da equipe municipal de combate às endemias fez um alerta para outro mito: “com relação a criação de galinhas como forma de controle de escorpiões. As galinhas têm hábito diurno e os escorpiões hábitos noturnos e na área urbana, os escorpiões se escondem embaixo de madeiras, entulhos, pedras, entre outros locais em que a galinha não consegue ciscar, portanto, a galinha não é uma predadora eficaz do escorpião. E como já é de conhecimento, a galinha atrai o mosquito Palha, transmissor da Leishmaniose Visceral”.

Vanessa frisou que a dedetização para eliminar baratas pode contribuir para evitar a presença de escorpiões, pois, “como elas servem de alimento para o escorpião, atraem eles, inclusive pelos ralos da casa. Eliminado as baratas diminui a chance de termos a presença do escorpião”.

Os acidentes com escorpiões

Para evitar acidentes com escorpiões é importante a atenção ao manusear materiais de construção; ao calçar calçados;manuseio com colchas e lençóis de cama; evitar que as cortinas encostem no chão; muros e paredes devem ser rebocados, pois, os escorpiões podem se alojar nos vãos e frestas dos tijolos.

“Os acidentes envolvendo escorpião são de maior gravidade para crianças de até 12 anos, e os riscos aumentam conforme a demora do socorro médico, portanto, em caso de acidentes, procure a UPA o mais rápido possível”, ressaltou Vanessa Tonholi.

Para reclamações sobre a presença de escorpião o munícipe pode utilizar o canal de Ouvidoria da Prefeitura (0800 772 0063) ou ligar na Secretaria Municipal de Saúde (17-3632 1048).

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Natal, Tempo de Esperança reunirá nos próximos dias eventos esportivos e culturais nos bairros e o Beatles In Concert, no Teatro Municipal

thumbnail

A programação do Natal, Tempo de Esperança de Jales, programada pela Prefeitura e Associação Comercial e Industrial (Acij) está repleta de atrações

Saúde: campanha Fique Sabendo começa no dia 1 de dezembro

thumbnail

A Campanha “Fique Sabendo” tem como objetivo ampliar a testagem para o HIV na população nacional e terá início em Jales a partir da quarta-feira, 1 de dezembro, ofertando testes rápidos também para sífilis.