Segunda-Feira, 31 de Julho de 2017 às 14:17

Cidades do noroeste paulista têm aumento no número de casos de conjuntivite neste ano

Em Fernandópolis (SP), foram registrados 306 casos da doença de janeiro a junho deste ano, contra 141 pacientes no mesmo período do ano passado.

thumbnail

Os casos de conjuntivite aumentam no inverno, já que as pessoas geralmente permanecem em lugares fechados e, por isso, o contágio ocorre mais facilmente. Em Fernandópolis (SP), o número de pessoas com conjuntivite mais que dobrou no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a junho deste ano, 306 pessoas tiveram a doença, sendo que no mesmo período de 2016, 141 pacientes tiveram conjuntivite. Só no mês de junho, 86 pessoas foram afetadas e a região de maior concentração é no bairro Ipanema.

De acordo com o Secretário de Saúde de Fernandópolis, Flávio Ferreira, os trabalhos de prevenção e conscientização já começaram na cidade. "Estamos fazendo a divulgação em entidades focando no processo de transmissão, como coçar olho, ver pessoas de olho ardendo, lacrimejando, falar para procurar um posto de saúde", afirma o secretário Flávio Ferreira.

Os casos registrados em Fernandópolis são virais, mas segundo o médico infectologista Marcio Gaggini existem outros tipos de conjuntivite. O especialista orienta que as pessoas podem se prevenir em casa, mas assim que os sintomas começarem a aparecer, o paciente deve procurar atendimento médico para passar pelo tratamento adequado.

"É uma inflação e tem vários agentes causadores da doença, tem os virais, bactérias e questão alérgica. Então é importante ficar atento ao agente para dar o tratamento correto e ter um acompanhamento correto", afirma o infectologista Márcio Gaggini.

Confira os casos em outras cidades

 - Em Votuporanga (SP), de janeiro a junho do ano passado foram registrados 279 casos. Esse ano o número já está quase três vezes maior, com 829 casos.

- Em São José do Rio Preto (SP), mais de 900 pessoas (956) tiveram conjuntivite nos seis primeiros meses de 2016. Esse ano, foram quase 2000 (1913) casos da doença.

- Já em Araçatuba (SP), o número passou de 51 de janeiro a junho de 2016 para 83 no mesmo período de 2017.

Fonte: G1

imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição