Quinta-Feira, 22 de Junho de 2023 às 07:36

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e OAB lançam Cartilha da Pessoa Idosa

Após a cerimônia de abertura, o médico geriatra Dr. José Joel Galbiatti Junior falou sobre qualidade de vida, saúde e envelhecimento do idoso para o público presente, formado por idosos e representantes do setor social, da saúde e comunidade em geral

thumbnail

No mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB 63ª Subseção de Jales realizaram na manhã da terça-feira, dia 20, na Câmara Municipal, o lançamento da Cartilha da Pessoa Idosa com o objetivo de auxiliar os idosos a compreenderem os seus direitos e de se prevenirem contra a violência. O evento também contou com a palestra do médico geriatra Dr. José Joel Galbiatti Junior. 

Participaram da cerimônia de lançamento, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, o presidente da 63ª Subseção OAB de Jales, Dr. Ricardo Hentz Ramos, o advogado Dr. Marlon Livramento, a diretora tesoureira, Daniela Maria dos Santos, a coordenadora do CREAS, Meire Kelly de Souza dos Santos, a presidente da Comissão do Idoso da OAB e do Conselho da Pessoa Idosa do Município de Jales, Dra. Grasiele Dan Okajima, o médico geriatra Dr. José Joel Galbiatti Junior, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, o presidente do Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso (CIEVI), Antonio Quintella, idosos do Centro Dia do Idoso (CDI) e seus acompanhantes e representantes de instituições sociais e da saúde do município.

Durante a cerimônia de abertura, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi parabenizou a elaboração da cartilha e ressaltou importantes ações do governo municipal voltadas ao público da melhor idade, “como as atividades do Centro Dia do Idoso que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social, o trabalho do Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso (CIEVI) com os atletas da melhor idade e todo o cuidado e o acolhimento que a administração municipal tem proporcionado ao público de todas as idades do município”.

 A coordenadora do CREAS, Meire Kelly de Souza dos Santos agradeceu a parceria com a OAB de Jales que possibilitou a criação do informativo, voltado aos idosos, que será disponibilizado em unidades de saúde e pontos estratégicos de fácil acesso ao público idoso.  “Almejamos que o conteúdo dessa cartilha alerte e conscientize a população sobre o grave problema da violência praticada contra os nossos idosos, para que, juntos, possamos promover e defender os direitos deles”.

De acordo com informações disponibilizadas na Cartilha da Pessoa Idosa, o CREAS é equipamento de referência da Política de Assistência Social que atende famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, sendo um deles a oferta de atendimento à pessoa idosa em situação de violência, que se fundamenta no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias. Um serviço que se articula com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

O presidente da 63ª Subseção OAB de Jales, Dr. Ricardo Hentz Ramos, elogiou o trabalho e empenho das equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da OAB que elaboraram uma cartilha totalmente didática,  sobre os direitos do idoso, entre outros assuntos, e falou do cuidado, acolhimento e respeito que as pessoas idosas merecem.

Após a cerimônia de abertura, o médico geriatra Dr. José Joel Galbiatti Junior falou sobre qualidade de vida, saúde e envelhecimento do idoso para o público presente, formado por idosos e representantes do setor social, da saúde e comunidade em geral.

A Cartilha da Pessoa Idosa disponibiliza informações relevantes sobre quem é a pessoa idosa, por que ela fica vulnerável, os direitos dos idosos na saúde, no transporte coletivo, no acesso à cultura, entre outros, como também os tipos de violência (física, psicológica, sexual, financeira/patrimonial, abandono/negligência e autonegligência). O informativo também destaca como solicitar ajuda da Delegacia de Polícia, da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Disque 100 e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Confira os horários de funcionamento do comércio em Jales durante a semana de Natal

thumbnail

Comércio funcionará até as 22h nos dias 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 22 de dezembro, e até às 16h nos sábados, dias 16 e 30; com exceção do dia 23, em que o sábado funcionará até as 18h.

Agressores de mulheres em Fernandópolis vão ressarcir todos os custos do SUS

thumbnail

Projeto realizado entre a Prefeitura e a Polícia Civil estabelece fluxo de trabalho local entre as instituições