Sábado, 21 de Setembro de 2019 às 10:33

Cartórios Eleitorais de Jales e Urânia estarão de plantão hoje para a biometria obrigatória

Para os eleitores que ainda não fizeram a biometria, o prazo de regularização do título de eleitor está chegando ao fim.

thumbnail

Para auxiliar o cidadão, a 152ª Zona Eleitoral – Cartório Eleitoral de Jales vai realizar um plantão neste sábado, dia 21, das 8h às 13 horas. Serão atendidas prioritariamente as pessoas que realizarem agendamento e, posteriormente, os que não agendaram previamente também serão atendidos de acordo com a disponibilidade.

As pessoas também podem procurar o Cartório Eleitoral durante a semana, das 8h às 19h, localizado na Rua 6, nº 2856 – Centro, com agendamento e também sem agendamento. Além disso, o Ganha Tempo de Jales, situado na Avenida da Integração, esquina com a Rua do Estado – Jardim Trianon, também está realizando a regularização do título das 8h30 às 17h. Não é necessário agendar atendimento.

Os chefes dos cartórios eleitorais, Liliane Lemes dos Santos e o Algenir Francisco Bueno Marques, respectivamente, da 152ª Zona Eleitoral (Jales) e da 427ª Zona Eleitoral (Urânia), em conversa com a reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, demonstraram a preocupação com o fim do prazo e a quantidade de eleitores que ainda não compareceram para o processo obrigatório.

A Zona Eleitoral 152ª reúne os municípios de Jales, Dirce Reis e Pontalinda, enquanto a 427ª ZE é integrada por Aspásia, Mesópolis, Paranapuã, Santa Albertina, Santa Salete e Urânia.

A Justiça Eleitoral está expandindo o Programa de Identificação Biométrica do Eleitor (com coleta de foto, digitais e assinatura) sendo que, no estado de São Paulo, 479 municípios estão passando pelo cadastramento biométrico, destacando-se que em algumas localidades o prazo para comparecimento já está próximo do final.

A biometria nestes municípios teve início em 4 de fevereiro de 2019. Os cidadãos que se inscreveram a partir do ano de 2015 devem verificar se no título de eleitor há a inscrição “Identificação Biométrica”. Caso haja, não precisam realizar novo cadastramento.

Tendo em vista que Jales é um dos 479 municípios que estão passando por revisão biométrica, o objetivo dos plantões é evitar o grande afluxo de pessoas nos cartórios eleitorais ao final do prazo. Ainda restam em Jales 11.000 eleitores para fazer a biometria.

Se a regularização não for efetuada, o eleitor sofrerá várias penas como ter o título cancelado, não poder votar, não ser empossado em concurso público, não obter passaporte ou CPF, não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, não obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, não participar de concorrência pública e não praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

O agendamento para formalização do título de eleitor pode ser feito no endereço eletrônico: http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Parceria inédita da DPU com município garante atendimento à população de Jales

thumbnail

Uma parceria inédita firmada entre a Defensoria Pública da União (DPU) e o município paulista de Jales tem garantido o atendimento à população carente local e de outras 44 cidades que pertencem à mesma subseção judiciária, desde agosto de 2020.

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.