Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2021 às 11:31

Alunos da Escola Estadual de Santa Rita d’Oeste são vencedores do Concurso Internacional de Robótica

O CODEAVOUR IA 2020 é um concurso internacional de Robótica que teve a participação de 99 países e foram apresentados 5.479 projetos.

thumbnail

Os alunos da rede Estadual de Educação de São Paulo da EE Profª Maria das Dores Ferreira da Rocha, em Santa Rita d’Oeste, jurisdicionada a Diretoria de Ensino – Região de Jales concorreram com países como EUA, ÍNDIA, EGITO, EMIRADOS ÁRABES, JORDÂNIA, ISRAEL, CHILE e outros.

O projeto da unidade escolar existe desde 2014 e abrange alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e conta com a parceria do Policial Militar e Professor Éder Carlos Antoniassi que atua como voluntário do projeto e do Professor Orientador Tiago Pretel Rebechi.

No ano passado o aluno Enso Matheus Papali de Carvalho foi vencedor do concurso realizado pela Secretaria Estadual de Educação através da FECEESP (Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo), com o Projeto Inteligência Artificial no combate à Covid-19: Sistema de Machine Learning no Monitoramento do uso de Máscara Facial e controle de pessoas em ambientes coletivos, levando o 1º lugar do prêmio INOVA na categoria.

Esse ano a Escola Estadual Profª Maria das Dores Ferreira da Rocha volta a ter destaque, porém no cenário internacional representada por dois projetos vencedores do 1º lugar em suas respectivas categorias no Concurso Internacional de CODEAVOUR IA 2020.

O primeiro lugar na categoria de 10 a 13 anos ficou com o Projeto “Sistema autônomo de Monitoramento do uso de máscara facial e controle de pessoas no ambiente coletivo”, do aluno Enso Matheus Papali de Carvalho do 7º ano do Ensino Fundamental e o 1º lugar na categoria 14 a 17 anos ficou para o projeto “Mesa de programação para crianças, programando desde a tenra idade”, dos alunos Lucas Robiati Sant’Ana da 2ª série do Ensino Médio e Marcos Natanael Moreira Martins da 1ª série do Ensino Médio.

Os alunos desenvolvem atividades de Robótica na escola nas aulas de Tecnologia e Inovação e nos Clubes Juvenis, espaço oportunizado pelo Programa de Ensino Integral (PEI). A preparação do projeto aconteceu de modo remoto e presencial individualizado, na Casa de Robótica da escola.

Essa atividade diversificada, assim como outras, colaboram para o desenvolvimento integral do aluno, o que é foco da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC) e permite aos estudantes ganhos no desenvolvimento de sua da formação e incentiva alunos no processo do ensino e aprendizagem.

Também são grandes parceiros do projeto os pais e responsáveis dos alunos, os quais estão sempre presentes e colaborando com a escola e com a formação dos filhos.

No PEI os professores têm mais tempo e espaço para formação continuadas e assim potencializar as habilidades dos alunos através de metodologias ativas e uso da tecnologia, as quais contribuem para uma aprendizagem bem sucedida, o que foi muito importante no ano de 2020, por conta das aulas remotas necessárias por causa da Pandemia do Covid-19.

Diante disso a diretora da Escola Estadual Professora Maria das Dores Ferreira da Rocha, Sra Vânia Scapin Stafuzza, destacou a importância do projeto, demonstrando que através de ações como esta, desenvolvidas na escola, contribuem para a formação de jovens protagonistas na sociedade. O projeto de Robótica contou com importantes recursos PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e de parcerias com a comunidade.

A escola agradece toda a equipe escolar pelo empenho junto aos alunos, bem como o apoio da Diretoria de Ensino de Jales, em nome do Dirigente Sr Geraldo Niza da Silva, da supervisora de ensino Sra Neuza Takaki e dos Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNPs).


Com informações da Diretoria de Ensino de Jales.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.