Sexta-Feira, 09 de Novembro de 2018 às 17:36

Ações concretas serão realizadas na Diocese de Jales durante a Semana da Solidariedade

A Igreja Católica se mobiliza mundialmente para a II Jornada Mundial dos Pobres - Semana da Solidariedade, entre os dias 11 e 18 de novembro.

thumbnail

O tema traz a inspiração do Salmo 34: “‘Este pobre grita e o Senhor o escuta’ (Sl 34,7). As palavras do salmista tornam-se também as nossas no momento em que somos chamados a encontrar-nos com as diversas condições de sofrimento e marginalização em que vivem tantos irmãos e irmãs nossos que estamos habituados a designar com o termo genérico de ‘pobres'”. Diz o Papa Francisco na mensagem divulgada para mobilizar esta II Jornada Mundial dos Pobres.

A Diocese de Jales junto com o Papa Francisco também convida todas as comunidades, grupos, pastorais, movimentos, para se organizarem durante esta semana para realizar ações concretas de solidariedade e acolhida com as pessoas em situação de vulnerabilidades extremas.

A Cáritas Brasileira sugerem as possíveis ações de gincanas para arrecadação de alimentos e roupas; celebrações da Palavra e eucarísticas; estudo da mensagem do papa Francisco e rodas de diálogos; círculos bíblicos; manifestações públicas para chamar atenção do poder público local sobre alguma situação de negação de direitos aos empobrecidos; campanhas de cidadania com atendimentos sociais; atividades lúdicas e esportivas; audiências públicas; atividades em espaços de medida socioeducativa, asilos, orfanatos, presídios, com o povo da rua, dentre outros espaços e grupos, possivelmente organize uma partilha fraterna das refeições (café da manhã, almoço ou jantar com as pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social) e partilhem da mesma mesa, especialmente no Dia Mundial dos Pobres que vamos celebrar no dia 18 de novembro.

Na Diocese de Jales a Cáritas Diocesana promove junto com as diversas Caritas Paroquiais ações concretas nas cidades da região, como em Santa Fé do Sul, que no sábado, dia 10, às 8h realizara o arrastão solidário, recolhendo óleo de cozinha usado e alimentos não perecíveis, em prol a Comunidade Terapêutica Chácara Jerusalém.

Em Pereira Barreto já estão realizando a arrecadação de óleo de cozinha usado que serão vendidos e revertidos para os projetos da Cáritas Paroquial.

Em Jales a Cáritas Paroquial em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a Sabesp, realizarão no dia 12 de novembro o 2º Arrastão Solidário “Natal Feliz”, coletando óleo de cozinha usado e alimentos não perecíveis, a partir das 18h com saída em Frente a Sabesp, onde percorrerão os bairros da cidade. A venda do óleo será revertida aos projetos sociais apoiados pela Cáritas e os alimentos arrecadados para o Fundo Social de Solidariedade (Cesta de Natal - 2018).

Em Auriflama o Projeto Descobrindo Talentos, realizará uma tarde de socialização com o lar de idosos Água Viva, na quarta-feira, dia 14, onde as crianças e adolescentes farão um café da tarde com os idosos atendidos no lar.

Em Ilha solteira, durante a semana o Grupo Caminhando e Cantando realizará momentos de integração e socialização em entidades sociais do município.

Em Fernandópolis a Paróquia Santo Expedito realizará um Almoço no dia 18 de novembro para as famílias carentes atendidas pela Paróquia.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Papa Francisco - "Espírito Santo, artífice da comunhão e artista da reconciliação"

thumbnail

Dissertando sobre o acontecimento de Pentecostes, em sua catequese na Praça São Pedro o Papa falou da linguagem da verdade e do amor, que é universal: mesmo os analfabetos podem compreendê-la.

Tempo seco já faz crescer número de queimadas no interior paulista

thumbnail

O total de 99 focos acumulados este mês é o maior desde o início do ano. No mesmo período de maio foram 81 e, em abril aconteceram 78.