Quinta-Feira, 07 de Março de 2019 às 19:48

A prevenção do câncer no Dia Internacional da Mulher

Cuidar da sua saúde é um ato de amor. No “Dia Internacional da Mulher”, celebrado em 8 de março, é fundamental reforçar que estar em dia com a saúde é essencial para uma vida longa e saudável.

thumbnail

Existem dois exames que são de extrema importância para algumas mulheres, em faixas etárias específicas: a mamografia e o Papanicolaou. Ambos, são capazes de detectar alterações em fases iniciais ou o próprio câncer de mama e de colo do útero.

MAMOGRAFIA

A mamografia é, ainda, o método mais eficaz de diagnóstico para a detecção de câncer de mama. Quanto mais precoce a remoção do tumor, maior será a chance de cura, podendo ultrapassar os 95%, além de se obter uma importante melhora na sobrevida da paciente.

O exame de rotina, ou seja, o rastreamento mamográfico é a melhor oportunidade para detectar precocemente qualquer lesão mamária, antes mesmo que a paciente ou o médico possam notá-las ou palpá-las (cerca de dois anos antes de a lesão ser palpável).

Atualmente, o câncer de mama é o primeiro que atinge mulheres no Brasil, e possui a maior causa de morte. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2018 foram descobertos 59.700 novos casos e 15.403 mortes por causa da doença.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Instituto de Prevenção de Fernandópolis, Tânia Lourenço, mulheres com idade entre 40 e 49 anos devem fazer o exame de mamografia anualmente, podendo ser agendado nas unidades básicas de saúde.

Para as pacientes de 50 a 69 anos, o rastreamento é realizado nas carretas, que percorre os municípios de dois em dois anos (período indicado para realizar o exame nessa faixa etária). “A carreta não ficará em Fernandópolis, pois já temos uma unidade fixa de prevenção. Sendo assim, com exceção das mulheres daqui, que devem procurar o postinho de saúde para agendar o exame, as mulheres da nossa região podem aguardar a carreta para realizar o exame.”, afirmou Tânia.

PAPANICOLAOU

O Papanicolaou também está disponível na rede pública de saúde e é um exame muito importante, pois identifica o câncer de colo do útero ou outras lesões mais leves (chamadas de lesões precursoras), que podem se transformar na doença.

Hoje, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais incidente e a terceira causa de mortes por câncer em mulheres no Brasil, com exceção do câncer de pele não melanoma.

Dados do INCA revelam que o Papiloma Vírus Humano (HPV) está diretamente relacionado à doença. Existem mais de 150 tipos de HPV, dentre eles, 40 podem causar infecções e, pelo menos 13, podem provocar o câncer de colo do útero. A infecção pelo HPV é muito comum e até 80% das mulheres sexualmente ativas poderão adquiri-la ao longo de suas vidas.

Os sinais de infecção pelo HPV

A transmissão do HPV ocorre principalmente por via sexual, mas pode acontecer também por qualquer contato direto com a pele ou mucosa infectada. Na maioria das vezes, a infecção não apresenta sintomas, mas no estágio avançado poderá ocorrer sangramento vaginal (espontâneo, após a relação sexual ou esforço) e dor pélvica.

Como se prevenir?

• Utilizar o preservativo em todas as relações sexuais;

• Cuidar da sua higiene íntima;

• Realizar o Papanicolaou para detecção de lesões ainda em fase inicial. O exame é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades básicas de saúde.

• Vacinar-se. A vacina oferecida pelo SUS confere proteção para quatro tipos do HPV. Está disponível para meninas na faixa etária de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos e para homens e mulheres de 9 a 26 anos, vivendo com HIV.

A realização periódica do exame preventivo do câncer de colo do útero é a estratégia mais eficaz para detecção da doença em mulheres de 25 a 64 anos, que já tiveram algum tipo de atividade sexual. Os dois primeiros exames devem ser feitos com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, o exame passará a ser realizado a cada três anos.

Mais informações sobre como agendar os exames, procure a unidade básica de saúde do seu bairro e se informe.

Fonte: Dados INCA. Assessoria do Hospital de Amor Jales.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição