Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022 às 09:24

5º Fórum de Iniciação Científica da Unijales mostra a importância da pesquisa na formação do aluno

Com o titulo “Ciência e Alternativas Para Um Futuro Em Perspectiva”, o evento encheu o Plenário Presidente Tancredo Neves, na Câmara Municipal de Jales.

thumbnail

Após dois anos sendo realizado de forma remota, o Fórum de Iniciação Científica do Centro Universitário de Jales, em sua 5ª edição, retornou ao modo presencial na segunda-feira, 30 de maio. Intitulado “Ciência e Alternativas Para Um Futuro Em Perspectiva”, o evento encheu o Plenário Presidente Tancredo Neves, na Câmara Municipal de Jales.

Mediado pelo diretor de Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, o Fórum contou com a presença de dois palestrantes ligados diretamente com a pesquisa; o Prof. Dr. Jémerson Quirino de Almeida (Doutorado em Educação pela UFMS) e Tiago Henrique Auko, Doutor em Entomologia e Conservação da Biodiversidade pela UFGD.

Jémerson dialogou sobre a “Introdução ao Trabalho de Iniciação Científica”, dando um norte para os alunos que almejam entrar para o campo da pesquisa. O professor ressaltou a importância de ter conhecimento sobre os autores estudados e seus ideais, para não se contradizer ou descaracterizar o trabalho que o discente procura apresentar.

Já Tiago permeou sobre “Os Caminhos da Pesquisa: Uma Aventura no Pantanal” e mostrou aos presentes sua jornada desde o início do seu ensino superior. Especialista em vespas, o pesquisador relatou as aventuras e dificuldades para recolher o material necessário para estudo em laboratório, além das grandes descobertas em campo, publicadas a nível internacional.

Futuros pesquisadores

Na mesma noite foram anunciados os alunos que tiveram seus projetos aprovados no Programa de Iniciação Científica PIC/UNIJALES 2022. Há dois trabalhos sob a orientação do Prof. Me. Adônis Coelho, sendo eles das alunas Beatriz Santos Teixeira e Graziela Segantini Bocalon, que trabalharão sobre Neoplasias Hematológicas: os Linfomas Hodgkin e Não-Hodgkin e de Andressa Cavalcante de Melo e Julia Maria Dias dos Santos, com o projeto Atuação do Biomédico na Imagenologia: História, Conquistas E Perspectivas Futuras. A Profa. Esp. Ivis Cristiane também é orientadora de dois trabalhos, sendo eles Estudo de Caso: Investigação de Diagnóstico Não Fechado de Paciente Com Anemia Microcitica Hipocromica Acentuada – Relação Anemia Ferropriva e o Fígado, da discente Mariângela Cavalheiro Jacomassi Florez e Diabetes Mellitus Tipo I: Importância dos Exames Glicêmicos Para Crianças e Adolescentes, de Monike Machado Dal Ri e Tatiane Bezerra da Silva. Patrícia Féboli está sob a orientação da Profa. Dra. Jéssika Viviani Okumura Martins, que atuará com a Orientação Genética em Pessoas Com Hemoglobinopatias Diagnosticadas Pelo SUS na Cidade de Jales e Região. Maria Elisa Bernardes Miranda Vismara estuda A Atuação do Fisioterapeuta na Maternidade, com o auxílio da orientadora Roselene Cristina Tribioli Iamamoto.

Sara Verônica Cabral Neris partiu para o lado da literatura, sob a orientação de Tamar Naline Shumiski, ela dialogará sobre “A Obscena Senhora D’’, de Hilda Hilst, e a Representação Feminina na Literatura Brasileira. O Prof. Esp. Washington Pissuto colaborará com Rafael Lucas Lima em cima do tema O Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura em Educação Física: Uma Ferramenta Significativa Para a Integração Social de Crianças Com Transtorno do Espectro Autista. A aluna Tatiane Maria Cunha Pires irá pesquisar sobre Uma Análise Sobre a Inclusão do Autista na Educação Física Escolar no Âmbito dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental No Município de Jales, com a ajuda do Prof. Idair Lopes Neto. Mariane Ferreira Thomaz estreou nas pesquisas do curso de Direito da instituição, a aluna trabalhará com A Mediação nos Cartórios Extrajudiciais, sob o auxílio da Profa. Maria Paula Branquinho Pini.

Interação e encerramento

Não poderia faltar em uma noite tão promissora, a interação entre alunos e palestrantes, que trocaram experiências e buscaram a compreensão da imensidão que um trabalho de Iniciação Científica pode proporcionar, tanto seus caminhos quanto o leque de possibilidades que cada tema, devidamente filtrado, pode ser de extrema importância para o futuro acadêmico de cada estudante. O encerramento contou com um delicioso Coffe Break. 

Com informações da Assessoria de Publicidade e Propaganda 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

JACB 1 terá apresentação da Orquestra Sinfônica de Jales sexta-feira

thumbnail

O evento marcará mais uma edição do Projeto Música no Bairro, a entrada é gratuita.

Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Educação, CREAS e ELITE realiza Campanha de Combate às Drogas

thumbnail

No dia 27, 28, e 29 foram realizadas apresentações da peça “Onde está você?’’ interpretadas por atores da Escola Livre de Teatro de Jales, no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, os alunos da Rede Pública do Ensino Fundamental e Médio participaram.