Terça-Feira, 05 de Fevereiro de 2019 às 10:11

478 municípios dão a largada para novo ciclo da biometria obrigatória

Cerca de 7,5 milhões de eleitores deverão passar pelo procedimento em todo o estado de São Paulo; Na Comarca de Jales mais de 25 mil eleitores devem fazer a cadastramento biométrico.

thumbnail

Nesta segunda-feira (4), 478 municípios do Estado de São Paulo, que abrangem 11,5 milhões de eleitores, iniciaram o período para cadastramento biométrico obrigatório. Do total, cerca de 7,5 milhões ainda precisam realizar o cadastramento biométrico. Na Comarca de Jales, que compreende a 152ª Zona Eleitoral, são mais de 25 mil eleitores que precisam fazer a biometria, como afirmou Liliane Lemes, chefe do Cartório Eleitoral que está localizado na rua 6, entre as ruas 15 e 17, no centro.

O atendimento nos cartórios eleitorais e nas unidades do Poupatempo com serviços eleitorais é realizado por agendamento. No caso dos cartórios, o eleitor deve agendar o seu atendimento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Já nas unidades do Poupatempo o procedimento é feito no site do próprio órgão. É necessário ter em mãos o número do título eleitoral para facilitar o agendamento.

Os eleitores que não comparecerem ao cartório eleitoral ou postos de atendimento até o prazo final que termina no final do ano, terão seus títulos cancelados, o que impede a participação nas eleições, a obtenção de empréstimos em bancos oficiais, a inscrição em concursos públicos, a emissão de passaporte e a de CPF, entre outras restrições.

A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é concluir a operação em todo o país até 2022. Até o início de 2019, o cadastramento biométrico no Estado foi realizado por 15.261.556 eleitores, ou seja, 46% do eleitorado paulista, dos quais 4.416.373 (48% dos eleitores) estão na capital.

No ciclo da biometria obrigatória 2017/2018, 92 municípios concluíram o procedimento de coleta biométrica, totalizando 107 cidades que completaram o cadastramento obrigatório no Estado de São Paulo.

O que levar

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver.

Aonde ir

A biometria pode ser realizada no cartório em que o eleitor esteja inscrito ou em qualquer unidade do Poupatempo com serviços eleitorais. O agendamento prévio é necessário.

Liliane afirmou ainda que os eleitores que possuem a biometria podem votar nas próximas eleições por meio do aplicativo E-Título que pode ser baixado nas lojas de aplicativos, disponíveis na internet.

Ouça a entrevista

imagem

Santa Sé: fazer mais para combater a fome no mundo

thumbnail

Em 2018, mais de 820 milhões de pessoas não tinham comida suficiente. É o que revela o último relatório da ONU sobre o estado da segurança alimentar e nutricional no mundo.

Polícia prende homem de Pontalinda que comprava drogas em Jales

thumbnail

Com o indivíduo foram localizadas quatorze pedras de crack.