Terça-Feira, 17 de Maio de 2022 às 09:45

18 de maio: Passeata marcará Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Jales

A ação faz parte da campanha "Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes" que tem o objetivo de alertar a sociedade sobre o enfrentamento da violência sexual infantil.

thumbnail

Em 18 de maio, data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai realizar uma passeata com a participação da sociedade civil e de profissionais da rede de proteção e do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.

A ação faz parte da campanha "Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes" que tem o objetivo de alertar a sociedade sobre o enfrentamento da violência sexual infantil chamando atenção para o problema que afeta a sociedade em todo o Brasil.

A passeata está prevista para iniciar às 8h30 e o ponto de partida será a Praça João Mariano de Freitas. Os participantes percorrerão a Avenida Francisco Jalles, Avenida João Amadeu, Rua 11, Rua 08 e retornarão à Praça João Mariano de Freitas.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso, durante o percurso da passeata, serão distribuídos materiais com orientações e dicas para proteção das crianças e adolescentes.

Além da passeata, entre as ações realizadas durante a campanha, estão a veiculação de entrevistas radiofônicas, concedidas pela secretária da pasta, e a confecção de placas informativas sobre o assunto instaladas em pontos estratégicos da cidade.

"É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual e queremos transmitir essa mensagem para toda a sociedade", relatou Pérola.

Criado oficialmente pela Lei nº 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, este dia tem como objetivo ressaltar a importância de combater o abuso infantil. No Brasil, é estimado que a cada uma hora, 4 meninas de até 13 anos sofram abuso sexual. De janeiro de 2021 a março de 2022, Jales atendeu 22 casos de violência intrafamiliar; 10 casos de vítimas de abuso sexual; 4 casos de vítimas de exploração sexual e 15 de negligência ou abandono envolvendo crianças e adolescentes.

Denúncia

O município conta com uma rede de proteção à criança e ao adolescente e as pessoas podem denunciar os abusos e a exploração sexual através do Disque 100, Conselho Tutelar (17 99602-7583), Polícia Civil (17 3632-3366) ou Polícia Militar (17 3632-1710). A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita de forma anônima. A pessoa também pode ir até o Conselho Tutelar ou em uma Delegacia de Polícia e expor o crime para posterior investigação.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.brv

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.