columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Quinta-Feira, 06 de Setembro de 2018 às 17:10

OS PROFETAS DE HOJE QUE CONSTROEM UM NOVO AMANHÃ

Assessor para Animação Bíblico Catequético da Diocese de Jales

thumbnail

As Sagradas Escrituras nos mostram a vida e a história do povo de Deus que vive a cada dia a experiência da revelação divina, que se manifesta no cotidiano como Deus conosco (Emanuel), Aquele que caminha junto do seu povo, conduzindo, orientando, fortalecendo e libertando de todas as formas de escravidões, para que este povo possa ter vida em abundância. 

A partir da Palavra de Deus somos convidados a olhar para a realidade e deixar que ela ilumine a vida e a nova história que os homens e as mulheres de hoje, são chamados a construir. Faz-se necessário, olhar a realidade com os olhos de Deus e nela perceberas vitórias e conquistas que foram alcançadas por meio de lutas e sacrifícios, que trouxeram grandes frutos de vida para o povo de Deus, libertando-o de sistemas opressores que escravizavam tirando a vida e a dignidade das pessoas.

A realidade de hoje nos mostra a importância de um olhar histórico à luz da Palavra de Deus para que não haja um retrocesso neste caminho de libertação e vida, traçado ao longo da história do povo de Deus. Para isso, é preciso que não se caia em um fundamentalismo político, econômico, social e religioso. É preciso olhar com sabedoria o caminho percorrido e os desafios ainda existentes para gerar uma nova sociedade justa e fraterna, e a luz da Palavra Divina para que todo homem e mulher possam tomar consciência das escolhas a serem feitas no momento atual, colaborando com o projeto de Deus na construção do seu Reino.

Mais do que nunca é preciso que as pessoas busquem na Palavra de Deus a sabedoria para que possam conduzir as suas ações para que as mesmas sejam geradoras de testemunhos coerentes para que haja a promoção da vida e da dignidade. É preciso que sejamos promotores de uma nova história, e que seja escrita pela força do povo que não se deixa vencer pela maldade do homem, e muito menos pelos seus interesses.

Através do dom da vida, os homens e mulheres são chamados a assumirem a vocação de profetas. Ao longo da história do povo de Deus pessoas de fé se colocaram diante de reis, governadores denunciando a sua tirania, possibilitando que o povo encontrasse o verdadeiro caminho da vida através da partilha de uma verdadeira vida em comunidade. É preciso que a sociedade assuma o seu compromisso de fazer com a dignidade seja vivida por todos. A palavra de Deus deve ser para cada pessoa uma fonte inspiradora que o convoca para assumir a missão de protagonista na construção de uma nova sociedade, uma nova história.

A Palavra de Deus deve ser lâmpadas para os pés e luz para a caminhada. É preciso com sabedoria dissipar as trevas da escravidão, da ganância, da corrupção para que o povo de Deus possa viver em uma terra onde reine a justiça que deve ser para todos e não para uma minoria. Sejamos profetas hoje para construirmos uma amanhã de esperança e vida. 

Ouça a entrevista

imagem

O QUE É DE DEUS RENASCE E CRESCE

thumbnail

Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales

SÍNODO SOBRE A AMAZÔNIA

thumbnail

Dom Demétrio Valentini | Bispo emérito de Jales