columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018 às 16:51

NATAL, HOJE!

Padre Eduardo Magnani | Assessor para Animação Bíblico Catequético da Diocese de Jales

thumbnail

Advento, é um tempo em que todos estão se preparando para celebrar o Natal, mas qual é o significado deste tempo para as pessoas?

O tempo do Advento é o tempo em que as pessoas preparam as suas vidas para celebrar o nascimento de Jesus, é o tempo de viver as mudanças necessárias para criar uma cultura de paz, de vida e de alegria. O nascimento do Cristo tem essa finalidade, gerar mudanças na vida das pessoas. Porém, para muitos o tempo de Natal é apenas para montar a árvore e esperar presentes. O Natal para muitos se torna um tempo de consumo, como nos apresenta o contexto do capitalismo.

A figura do Papai Noel se torna um ícone do comércio: ho,ho,ho, convidando as compras. Mas, a questão não é se devemosdar ou receber presentes! Mas, é o tempo de celebraro nascimento de Jesus, o maior presente que a humanidade recebeu.

São Nicolau, a figura do Papai Noel, nos remete ao contexto da caridade, em fazer o outro feliz, principalmente aqueles que estão a margem da miséria causada pela ganância dos homens. Natal é o tempo do renascer em Cristo para promover a vida e a dignidade. E neste tempo do Advento cada pessoa é convidada para se preparar para celebrar esta realidade.

Este é um tempo para recordar e cultivar a simplicidade do coração. É recordar a pureza da infância onde se colocava o sapatinho na janela esperando o bom velhinho, mas tendo no coração a certeza de que as suas atitudes são de uma pessoa boa e que fez o bem a muitas outras.

Não podemos corromper o tempo de Advento e muito menos o tempo do Natal. É preciso cultivar a consciência que este é um tempo para recordar que não caminhamos sozinhos, mas Cristo está conosco, pois o nosso coração ao longo de toda a vida se torna uma verdadeira manjedoura. Não podemos deixar de fora da vida o verdadeiro autor da vida, o aniversariante: Jesus. É preciso convidá-lo a estar conosco para que a vida seja uma constante Páscoa.

Ao acender as luzes de Natal como acontecem em todos os cantos do mundo, deve ter um significado, e não apenas ser símbolo de beleza para as praças e ruas para se fazer uma bonita foto. As luzes de Natal neste tempo de Advento devem simbolizar o Cristo que brilha e dissipa as trevas da vida das pessoas e mostra o caminho que devemos seguir. As luzes de Natal não devem ser apenas um adorno, mas um sinal que indica Cristo como luz do mundo “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida” Jo, 8,12.

É preciso celebrar este tempo com fé, esperança e amor, para criar uma cultura de paz em meio a tantas discórdias, intolerâncias e injustiças. É preciso recordar que o tempo do Natal nos une como uma família onde não há diferenças, pois aos olhos de Deus, que nos criou a sua imagem e semelhança, todos somos irmãos. Para você, o que é o Natal, Hoje?

Ouça a entrevista

imagem

QUARESMA E A CARIDADE

thumbnail

Padre Valter Lucato Campano Júnior | Paróquia São Pedro, Fernandópolis

SAÚDE E DEMOCRACIA ANDAM DE BRAÇOS DADOS

thumbnail

Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales