columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Quinta-Feira, 03 de Outubro de 2019 às 17:20

MÊS MISSIONÁRIO - Pe. Eduardo Lima

Pe. Eduardo Lima

thumbnail

“Onde há povo, há missão. Onde há missão, há mil razões para ser feliz” Dom Luciano Mendes

O mês de outubro é caracterizado pela Igreja Católica por propor o impulso nas atividades missionárias. Neste mês, especificamente, por ser comemorado no dia 01/10 a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, declarada Patrona Universal das Missões Católicas em 1927, pelo Papa Pio XI. E também, segundo as Pontifícias Obras Missionárias (POM), por recordar o descobrimento do continente americano. 

O Papa Francisco em 2017, convocou o Mês Missionário Extraordinário para acontecer em outubro de 2019, com o objetivo de reforçar a missão da Igreja de ir a todos os povos e retomar, com novo impulso, a transformação missionária da vida e da pastoral. A celebração também servirá para festejar o centenário da Carta Apostólica do Papa Bento XV "MaximumIllud",que deu novo impulso à responsabilidade missionária da Igreja de anunciar o Evangelho a todos os povos e nações, num contexto de recuperação dos impactos da 1ª Guerra Mundial.

 “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo” é o tema desta iniciativa do Papa Francisco, que providencialmente, coincide com o Sínodo dos Bispos para a Amazônia, que se realizará no Vaticano, também em outubro. Portanto, o acompanhamento do Sínodo da Amazônia também será parte das ações do Mês Missionário Extraordinário. Considerando-se que a tarefa missionária deve ser cumprida contextualmente à realidade das Igrejas particulares.

São seis as dimensões a serem trabalhadas durante este Mês Missionário Extraordinário: encontro – com Jesus Cristo, testemunho e vivência – valorizar os padroeiros da missão, Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier;  formativa – reflexão bíblica teológica, documento de Aparecida;  caridade missionária – povos da Amazônia, compromisso com os mais pobres, visitas missionárias; cooperação – conexão com o sínodo da Amazônia, experiências missionárias dentro e fora do Brasil;  celebrativa – abertura nacional no Santuário Nacional de Aparecida e em cada Igreja Particular, incentivar novenas e terços missionários, oração do mês missionário.

Na Diocese de Jales, dentre as iniciativas concretas, destaca-se a Semana Missionária Extraordinária, que acontecerá de 16 a 20 de outubro, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Auriflama.  Na ocasião, serão contemplados os variados aspectos missionários:oração, trabalho e contribuição. A participação dos jovens será bastante efetiva, inclusive com universitários de várias Instituições de Ensino Superior da região, voluntários da UNIVDA, que promoverão saúde e diversas atividades de espectro humanitário, na missão de “dar alegria às pessoas”.

Acontece ainda neste mês missionário, viagem ao Amazonas, para preparativos da 2ª Missão UNIVIDA Amazônia, que acontecerá em janeiro de 2020, ação da Pastoral Universitária da Diocese de Jales e UNIVIDA. Serão cem missionários, contando com padres, seminaristas, profissionais e universitários, especialmente da área da saúde, que se deslocarão até a região administrativa do Baixo Amazonas, na Terra Indígena Andirá-Marau, onde encontrarão os indígenas e a população ribeirinha.

O mês missionário é para recordar que a natureza intrínseca da Igreja é missionária e que por força do batismo, fomos ungidos e enviados para a missão, para sermos: “sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5, 13).

“Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (Atos 2, 24). 

Ouça a entrevista

imagem

“AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”

thumbnail

André Aparecido Matanovich | Seminarista e estudante de Teologia da Diocese de Jales

“SÓ PODEMOS DIZER QUE AMAMOS OS JOVENS SE CUIDAMOS DELES”

thumbnail

Pe. José Antonio Soares | Assessor Diocesano da Pastoral Juvenil – Diocese de Jales/SP.