columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Sexta-Feira, 30 de Junho de 2023 às 08:54

JUNHO VERDE: NOSSO COMPROMISSO COM A CASA COMUM

Vitor Inácio Fernandes da Silva, Assessor de Comunicação da Diocese de Jales e Jornalista das Rádios Assunção FM e Regional FM

thumbnail

O mês de junho é destacado pela cor verde, visando promover ações que possibilitem desenvolver uma consciência em toda a nossa população sobre a importância de conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais, para as presentes e futuras gerações.

A Campanha Junho Verde se tornou lei em 2022, sendo inserida na Política Nacional de Educação Ambiental. A mobilização foi realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo que a proposta inicial foi motivada pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e ex-presidente da entidade, dom Walmor Oliveira de Azevedo. A Lei 14.393 foi aprovada e sancionada em 4 de julho de 2022. “É passo importante na consolidação do entendimento de que todos devem buscar o desenvolvimento integral, que considera a essencialidade do equilíbrio na Casa Comum”, enfatizou na época da aprovação.

No dia 05 de junho foi comemorado o "Dia Mundial do Meio Ambiente". A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e pretende principalmente chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

“Tudo está interligado e, assim, todos são convocados a cooperar para deixar o mundo, a realidade um pouco melhor para as futuras gerações, envolvermo-nos com as ações e o Cuidado com a Casa Comum”, enfatizou o arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da Conferência, dom Jaime Spengler.

O Papa Francisco em maio de 2015 apresentou ao mundo a encíclica Laudato Si’, que trata do cuidado com o meio ambiente, com o subtítulo, “Sobre o Cuidado da Casa Comum”. Na carta, é abordada a relação entre Deus, os seres humanos e a Terra, com destaque para as mudanças climáticas e os esforços para diminuir seus impactos, além de ajudar as pessoas em situação de pobreza, com um projeto que seja unificado.

A cada aniversário da publicação o Papa tem renovado o seu apelo, “Que mundo queremos deixar às nossas crianças e aos nossos jovens? O nosso egoísmo, a nossa indiferença e os nossos estilos irresponsáveis estão ameaçando o futuro dos nossos jovens! Assim, renovo o meu apelo: cuidemos da nossa mãe Terra, superemos a tentação do egoísmo que nos faz predadores de recursos, cultivemos o respeito pelos dons da Terra e da criação, inauguremos um estilo de vida e uma sociedade finalmente ecossustentável: temos a oportunidade de preparar um amanhã melhor para todos. Das mãos de Deus recebemos um jardim; aos nossos filhos não podemos deixar um deserto.”

Que a Campanha Junho Verde seja a oportunidade de avaliar as urgências e necessidades de cada localidade, que possamos escutar a voz da criação, das pessoas empobrecidas, dos povos indígenas, dos refugiados e das mais diversas realidades. Fiquemos atentos e empenhados para assumir o nosso compromisso de cuidado com a Casa Comum.

imagem

COMPROMETIDOS COM A PÁSCOA DE JESUS

thumbnail

Diego Dovidio dos Santos, Seminarista do 3º ano de Teologia, Estágio Pastoral na Paróquia de São João Batista em Santa Fé do Sul

O CÓDIGO DA CEIA

thumbnail

Pe. João Luiz Palata Viola, OSB