columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Sexta-Feira, 18 de Fevereiro de 2022 às 09:10

JESUS CRISTO: UM MINISTÉRIO EM DEFESA DA VIDA

Diemerson Freitas da Cruz, estudante de Teologia do Seminário da Diocese de Jales

thumbnail

“Na plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito a lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial”(Cf.Gl 4,4). Esta é a boa nova. Este é o anúncio que atravessa os séculos, e que chega até aos nossos dias. Deus envia seu filho, nosso Senhor Jesus Cristo a este mundo para que com o seu ministério pudéssemos ter vida em plenitude e dignidade garantida para todos, para que a nossa alegria neste mundo seja completa.

No decorrer do ministério de Jesus, Ele prossegue por um caminho de doação de si mesmo, como um esvaziamento para fazer grande os pequenos, promovendo, assim, vida para todos e todas, ou seja, de saúde, de paz, de bem estar na família, de integração na sociedade daqueles que eram desprezados e marginalizados, e perpassando tudo isso, do conhecimento filial do Pai, pois Jesus já sabia que esta doação ministerial de Si mesmo em prol do reino, estaria confirmando e tornando realidade as palavras que os Profetas anunciavam e esperaram.

Com isso, percebe-se que tudo o que Jesus pensou, falou e fez foi em vista de uma formação da consciência de seus discípulos, sejam àqueles que viram o Verbo e aqueles que passariam a acreditar sem o ter visto, para que pulsasse em seus corações os mesmos sentimentos que pulsam no coração de Deus, e continuassem o seu Reino através de seus atos. Quando compreende-se a palavra de Deus e faz uma adesão a Jesus Cristo e ao seu Reino, somos chamados a continuar no tempo e na história o ministério iniciado pelo Filho de Deus, sendo um braço estendido da misericórdia Divina num mundo necessitado de esperança.

Jesus inicia seu ministério na Galileia, com um anúncio: “Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Cf. Mc 1,14-15). Por meio de seu anúncio e seus atos, Jesus procura conscientizar as pessoas no pensamento de Deus. E este pensamento consiste em amar ao Pai e a próximo como a si mesmo, mostrando que a pessoa humana na sua integralidade precisa ser respeitada, pois é importante aos olhos de Deus e a sua totalidade deve estar acima de qualquer lei ou regra humana.

Quando deixamo-nos inspirar pelo ministério de Jesus, somos interpelados a continuar a mesma missão, uma vez que renovamos a nossa consciência no Cristo e através dele vivemos o projeto do Pai. Ser cristão nos dias vindouros desafia-se a permanecer neste projeto, a seguir o seu exemplo de compaixão, a ir ao encontro dos que estão à margem e aliviar suas dores. Seu ministério de socorro dos aflitos esclarece o caminho para cada um de nós seguir seus passos.Assim, como discípulos missionários, revistamo-nos de compromisso e compaixão afim de exercer a defesa e promoção da vida em prol do bem comum de todos. 

Ouça a entrevista

imagem

COMPROMETIDOS COM A PÁSCOA DE JESUS

thumbnail

Diego Dovidio dos Santos, Seminarista do 3º ano de Teologia, Estágio Pastoral na Paróquia de São João Batista em Santa Fé do Sul

O CÓDIGO DA CEIA

thumbnail

Pe. João Luiz Palata Viola, OSB