columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Sexta-Feira, 14 de Julho de 2023 às 10:41

CELEBRANDO A UNIDADE: 39ª ROMARIA DIOCESANA

Padre Valter Lucato Campano Junior, Chanceler

thumbnail

Estamos nos preparativos para a 39ª Romaria Diocesana, e traz como lema: CRISTO NOS ALIMENTA PARA A VIDA PLENA. Ela acontecerá no domingo, dia 20 de agosto. Ao longo destas semanas que antecedem a Romaria vamos nos preparar bem para viver este grande momento de Unidade diocesana.

Com o passar dos anos nossas romarias foram se tornando preciosas, sendo um momento privilegiado para refletir e assumir acontecimentos importantes na vida e missão da Igreja. Neste ano estamos vivendo no contexto do Ano Vocacional, na Caminhada Sinodal e lembramos também da Campanha da Fraternidade.

O lema CRISTO NOS ALIMENTA PARA A VIDA PLENA, evidencia o assunto principal da romaria. condiz com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano sobre a fome, cujo lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) nos responsabiliza a buscar caminhos para que todos tenham condições de vida digna.

Em nossas romarias, a EUCARISTIA é sempre o ponto culminante da caminhada de fé, que nos reúne na Praça da Catedral onde o próprio Cristo, pão vivo que desceu do céu.(cf. Jo 6,51), nos alimenta para a eternidade (Jo 6,58) e gera vida plena para todos. A Eucaristia nos torna irmãos, reunidos à mesma mesa, na comum dignidade de filhos e filhas de Deus, ela faz desaparecer a desunião, aproxima as pessoas, convida para o acolhimento e inspira a atitude de serviço, como Jesus fez com os apóstolos na ceia quando lavou seus pés.

Celebrar a Eucaristia é percorrer o mesmo caminho de Cristo, que foi colocando sua vida a serviço do Pai, criando um ambiente de fraternidade e de paz. Foi durante a ceia eucarística que Jesus deu aos apóstolos o mandamento novo do amor, portanto, a Eucaristia nos motiva a vivermos dignamente, almejando qualidade de vida para todos e a vivendo os valores do Reino de Deus.

Em nossas Romarias o povo vive sua fé, de todas as Paróquias, Quase-Paróquias e comunidades da Diocese e de outros lugares, milhares de romeiros vêm para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção e acolher a Boa-Nova da salvação.  É assim que a Romaria se tornou um dos momentos mais importantes da vida da Diocesana, ela possibilita o encontro da religiosidade popular com o empenho pastoral que a Igreja precisa promover, para ajudar o povo a compreender melhor e a viver mais a riqueza da fé comprometida com a causa do Reino.

É assim que nos sentimos acompanhados por Deus e conduzidos pela Igreja, para juntos termos a segurança de andar nos caminhos do Senhor e, dessa maneira mais organizada e consciente nos tornarmos a Igreja de Cristo presente na Igreja Particular de Jales.

Ouça a entrevista

imagem

Corpus Christi: A Mesa Grande e Vazia de Amor e Paz

Corpus Christi: A Mesa Grande e Vazia de Amor e Paz - Editorial da semana com o Padre Júnior Lucato

O AMOR DE CRISTO NOS IMPULSIONA

thumbnail

Padre Jean Ferreira, Pároco da Paróquia Santo Expedito de Jales