columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Quinta-Feira, 08 de Julho de 2021 às 18:19

ANO DA FAMÍLIA AMORIS LAETITIA

Pe. Maximiano Pelarim Neto ? Assessor diocesano, Assessor do RPII e Assessor do Sul I – Pastoral Familiar

thumbnail

Por uma inciativa do Papa Francisco, estamos vivendo o ano da família Amoris Laetitia que iniciou em 19/03/2021, dia de São José, patrono da família, com término em 26/06/2022, por ocasião do encontro mundial do Papa com as famílias, em Roma.

O objetivo do Papa Francisco é fazer com que este ano, cuja missão é chegar a todas as famílias do mundo através de propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural, rememore os 40 anos da Exortação Apostólica “Familiaris Consórtio”, do Papa João Paulo II, promulgada em 22/11/1981; e os 5 anos da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia – Sobre o amor na Família”, do Papa Francisco, promulgada em 19/03/2016.

Cinco são os objetivos estabelecidos pelo Papa, para nos ajudar a celebrar e a vivenciar este ano:

a)    Difundir o conteúdo da Amoris Laetitia. Estudar, aprofundar e colocar em prática o que esta Exortação nos pede. “É preciso fazer-lhes experimentar que o Evangelho da família é alegria que enche o coração e a vida inteira” (AL 200).

b)    Tornar as famílias protagonistas da pastoral familiar. Famílias evangelizando famílias, tornando-se famílias missionárias. “A família constitui-se como protagonista da ação pastoral através do anúncio explícito do Evangelho e da herança de múltiplas formas de testemunho” (AL 290).

c)    Anunciar que o Sacramento do Matrimônio é dom de Deus. É necessário resgatar o valor deste Sacramento na vida da Igreja e da família, num tempo em que ele está tão desvalorizado.

d)    Conscientizar os jovens. Ajudá-los a descobrir a importância do amor verdadeiro e da família, chamada a ser verdadeira Igreja doméstica.

e)    Alargar o olhar e a ação da pastoral familiarcujo enfoque principal é promover, fortalecer e evangelizar as famílias nas suas fragilidades e angústias, acompanhando, discernindo e integrando. Isso em sintonia com outras pastorais, movimentos e serviços, que também trabalham com famílias e na defesa da vida. “A pastoral familiar deve fazer experimentar que o Evangelho da família é resposta às expectativas mais profundas da pessoa humana: sua dignidade e plena realização na reciprocidade, na comunhão e na fecundidade” (AL 201).

A Semana Nacional da Família que acontecerá de 08/08/2021 a 14/08/2021, traz como tema: “Alegria do amor na Família.”

 “Queremos falar de uma alegria que brota do coração de cada cristão, como fruto do fortalecimento dos vínculos conjugais que unem os filhos e vencem juntos obstáculos e as crises porque foram sustentados pela fé. Somente um verdadeiro amor pode trazer a alegria que vem de Deus” (Dom Ricardo Hoepers – presidente da comissão para Vida e Família da CNBB).

 De forma celebrativa aprofundamos a Amoris Laetitia, refletindo sobre a importância das famílias na Igreja e na sociedade, ajudando-as a fazer a experiência do “Evangelho da Família”, para serem enriquecidas na graça, no amor e na missão, pois O Evangelho é alegria que preenche os corações e ajuda a resgatar os verdadeiros valores da vida familiar.

Assim, a “Semana da Família “vai nos ajudar a celebrar o “Ano da Família” com mais intensidade e profundidade. 

Ouça a entrevista

imagem

UNIDADE EM MEIO A DIVERSIDADE

thumbnail

Padre Miguel Donizete Garcia | Adm. Paroquial – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Auriflama

Setembro Amarelo: relacionar-se é harmonizar!

thumbnail

Pe, Valdair Ap. Rodrigues | Adm. Paroquial – São Bernardo – Fernandópolis/SP.