columnist

Palavra do Bispo

Dom Reginaldo Andrietta

Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2024 às 15:18

AMIZADE VERDADEIRA

Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales

thumbnail

“Em Cristo, construímos amizade verdadeira”. Esse lema da 40ª Romaria Diocesana de Jales, que ocorrerá neste domingo, dia 18 de agosto, festejando 64 anos de Diocese e sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção, condiz com o tema Amizade Social, da Campanha da Fraternidade deste ano, e com o processo sinodal em curso na Igreja, estimulador de sua missão sociotransformadora.

A amizade social, além de suas dimensões interpessoal e comunitária, é a vivência do amor entre todos os seres humanos, pela comunhão colocada em prática em todos os âmbitos da sociedade; pela prática, enfim, da justiça social. Afinal, conforme afirma São João, em sua primeira carta: “Quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê” (1Jo 4,20).

Situações trágicas envolvem a sociedade: bolsões de miséria, fome e desnutrição; condições precárias de trabalho, habitação, educação e saúde; violência ostensiva; guerras de extermínio; tráfico alastrado de drogas e pessoas; migrações forçadas; alto índice de abortos provocados, feminicídio e ecocídio; mecanismos sofisticados de manipulação ideológica e propagação de ódio.

Diante desse contexto, a Igreja tem promovido amizade social orientada pelos princípios de diálogo e entendimento entre pessoas, grupos sociais e nações; comunitariedade; cooperativismo econômico popular; salvaguarda de direitos de grupos sociais vulneráveis; defesa da vida na sua integralidade; participação cidadã organizada na vida pública; ética na política e na gestão pública.

Esse tipo de amizade promovida pela Igreja inspira-se na amizade testemunhada por Cristo, especialmente aos seus discípulos: ensinou-lhes a amar uns aos outros como ele os amou, mostrou-lhes que “ninguém tem maior amor do que aquele dá a própria vida por seus amigos” (Jo 15,13) e provou seu amor amando-os até o fim (cf. Jo 13,1), doando-se totalmente pela humanidade.

São João afirma em sua primeira carta: “Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a vida por nós. Ora, também, nós devemos dar a vida pelos irmãos” (1Jo 3,16). Testemunhamos, portanto, amizade verdadeira quando, a exemplo do “Bom Samaritano”, nos sensibilizamos com quem está à beira do caminho, violentado, necessitado de cuidados, e nos “fazemos próximos” (cf. Lc 10,25-37).

Fazer-se próximo significa solidarizar-se com quem sofre, com “entranhas de misericórdia”, sobretudo com os pobres, em suas lutas por condições dignas de vida, o que implica partilha de recursos. Afinal, “se alguém possui riquezas neste mundo, e vê o seu irmão passar necessidade, mas diante dele fecha seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele?” (1Jo 3,17).

Doando-nos com o mesmo amor de Cristo, testemunhamos amizade verdadeira. É com esse sentido que a Diocese de Jales realiza sua 40ª Romaria, inspirando-se em sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção. A exemplo dela, em sua ajuda a Isabel e Zacarias, coloquemo-nos a caminho, com corações alegremente entrelaçados no generoso serviço a quem necessita e ao bem comum.

imagem

Deus nos deu um presente: Maria - Padre Geraldo Trindade Furlaneto, Pároco de Três Fronteiras

thumbnail

No mês de outubro de 1717, portanto a 307 anos atrás, foi basicamente pescada nas águas barrentas do Rio Paraíba, uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição. Este fato, onde participaram três pescadores, tornou-se muito comentado na época e..

Corações novos para um mundo novo - Artigo da Semana

thumbnail

Corações novos para um mundo novo - Artigo da semana escrito por Alex Pereira Xavier Comissão Bíblica Diocesana – Jales